Eleições presidenciais: PAULO GOMES DECLARA APOIO AO DOMINGOS SIMÓES PEREIRA CANDIDATO DO PAIGC

19/10/2019 / OdemocrataGB / No comments

  0   0   0 

Economista guineense e ex-director do Banco Mundial para a África, Paulo Gomes, declarou este sábado, 19 de Outubro de 2019, que vai apoiar o candidato do Partido Áfricano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, nas eleições presidenciais agendadas para o dia 24 de Novembro do ano em curso. 

Paulo Gomes que liderou o projeto “Mudemos o Rumo”, através do qual concorreu às presidenciais de 2014, onde ficou no terceiro lugar, decidiu desta vez não participar na corrida ao “Palácio Cor de Rosa” para juntar-se ao candidato dos libertadores, que segundo ele, reúne condições de apoiar o executivo no cumprimento do “Programa Terra Ranka”, que ajudou a elaborar.

Gomes fez este anúncio  de apoiar a candidatura de Simões Pereira, durante uma conferência de imprensa realizada esta tarde na sua residência, nos arredores de aeroporto internacional Osvaldo Vieira, periferias da capital Bissau. Aproveitou a ocasião para apelar os cidadãos nacionais que continuam a fazer a confiança na sua pessoa no sentido de se juntarem a ele para apoiar o candidato do PAIGC nas eleições presidenciais, tendo apelado ainda os mesmos para não utilizarem a linguagem étnica e insultos.

“Ameaças que temos neste país é muito maior de que as diferenças política que existem entre nós, onde as pessoas muitas vezes se variam em função do vento. Guiné-Bissau é um país que está em construção, portanto é muito mais difícil construir um país do que gerí-lo”, advertiu.

Questionado sobre o motivo que o levou a apoiar o candidato dos libertadores (PAIGC), Paulo Gomes, justifica que se trata de “coerência”.
“Simões Pereira é o presidente de uma formação política onde cresci e que me orientou no meu crescimento quer em termos ideológicos quer na  educação. É o partido dos meus pais, que me permetiu estar onde estou hoje. Isto não quer dizer que este partido seja perfeito, aliás, acompanharam muito bem as críticas  que fiz ao partido durante a minha carreira. A segunda razão que me levou a apoiar Simões Pereira é que ele estará a altura de materializar a estratégia “Terra Ranka” de que participei na sua elaboração”, espelhou.

Por: Assana Sambú