CORONAVÍRUS EM ZIGUINCHOR MENSAGEM PARA GUINEENSES NA FRONTEIRA

 

Caros Filhos e Amigos da Secção de Suzana;

Minhas senhoras e meus senhores;
O mundo está confrontado com a pandemia de coronavirus e, em consequência, muitos países já declaram o Estado de Emergência contra o “inimigo invisível”.
Como sabem, o nosso sistema sanitário é frágil e, por conseguinte, os profissionais de saúde não têm “formações” nem materiais sofisticados, capazes de indentificar, detectar e enfrentar essa pandemia, pelo que é necessário tomar medidas urgentes em defesa do interesse público.
Minhas Senhoras e meus senhores, Foi confirmado o PRIMEIRO CASO DE COVID-19 EM ZIGUINCHOR, no sul do Senegal, norte da Guiné-Bissau.



Trata-se de um cidadão francês de 73 anos que chegou àquela cidade (Ziguinchor- Lyndiane), na última segunda-feira, 16 de março de 2020.

 

Diante desta realidade, e considerando que uma boa parte da população que representamos vive na linha fronteiriça com o senegal (de São domingos a Hassuka), torna-se ainda mais complicada a nossa situação. Urge (já falei, esta manhã, com todos os presidentes das sub associações) sensibilizar a população das nossas tabancas, na secção de Suzana, não só a evitar de organizar atividades suscetíveis de propiciar aglomeração de pessoas, mas também a evitar as deslocações para o país vizinho (Senegal- ziguinchor).

 

É necessário, minhas senhoras e meus sonhores, aconselharmos a população local a respeitar escrupulosamente as orientações que estão a ser dadas pelos profissionais de saúde no que concerne à prevenção de CORONAVIRUS, sobretudo lavar sempre as mãos com sabão, evitar apertos de mão e abraços.

 

Importar salientar que a nossa organização (AOFASS) não tem condições financeiras para comprar os produtos essenciais para proteger de CORONAVIRUS (lembrem-se que são cerca de duas dezenas de tabancas que compõem a Secção de Suzana), nomeadamente baiões, Lixívia e Sabão.

 

Neste sentido, apelo às pessoas de boa vontade a apoiar a nossa organização (AOFASS) financeira e materialmente para dar primeiro socorro a nossa comunidade, ou seja, colocar baiões, lixívia e Sabão em todos os locais públicos na secção (comité de Estado, mercados, BANTABA, Igreja, Mesquitas…)

 

Minhas Senhoras e meus senhores, Parafraseando um chefe de Estado diria “Só se salva a vida se a economia não morrer”. Furtei-me esta expressão porque o meu povo depende da economia informal: “Nota Troca Binhu ku pis, troca binhu ku Mandioca. Bindi Pis, OSTRA ku Binhu pa kumpra Arruz pa sobrevivência do nosso povo…”. “Nó RIKESA I AGRICULTURA, PESCA”. Portanto, todo o cuidado é pouco.

 

Diz um ditado em crioulo “TARTARUGA MISTI BADJA MA RABADA KA TEM”. Por isso, para o vosso conhecimento, já falei com os diretores das rádios Kassumay e EVA a criarem programas de sensibilização sobre Coronavirus no sector de São domingos quiçá a Secção de Suzana.

 

Termino, renovando, não só a nossa disponibilidade de participar e apoiar as iniciativas tendentes a prevenir/ melhor a situação social e sanitária na secção de Suzana, mas também solicitar o apoio de deputados eleitos no CE 21 (Os de PAIGC, PRS E DE MADEM G15) a darem os seus apois incondicionais a comunidade que os elegeu como seus representantes para os próximos 4 anos (X Legislatura). O momento é de unirmos os esforços para combatermos o inimigo invisível “CORONAVIRUS”. Não há “uma arma” eficiente e eficaz que possa combater e prevenir CORONAVIRUS a não ser a PREVENÇÃO. Previnam-se sempre! A prevenção é a melhor arma para o combate de COVID- 19.

 

Que Deus nos proteja de CORONAVIRUS na Guiné-Bissau; Que Deus abençoe e proteja o sector de São domingos e a Secção de Suzana!

 

O Presidente Tiago Seide

 

Notabanca; 22.03.2020