TERCEIRA VICE-PRESIDENTE DE APU ANUNCIA APOIO AO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA NAS PRESIDENCIAIS

31/10/2019 / OdemocrataGB / No comments

  0   0   0 

A terceira vice-presidente de Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Joana Cobdé Nhanca, anunciou esta quinta-feira, 31 de outubro de 2019, o seu apoio à candidatura de Domingos Simões Pereira, candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde às eleições presidenciais marcadas para 24 de novembro próximo.

Joana Cobdé Nhanca anunciou a sua decisão em conferência de imprensa realizada na sua residência, em Bissau. Cobdé Nhanca justificou a decisão com o fato de a máquina do seu partido (APU-PDGB) ter aceite o apoio do Partido da Renovação Social à candidatura de Nuno Gomes Nabiam para as mesmas eleições.

Referiu que antes de tomar a decisão cumpriu todas as normas administrativas internas do partido, pedindo desvinculação temporária da sua militância da qualidade  de  terceira vice-presidente de APU-PDGB , para apoiar a candidato suportada pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, Domingos Simões Pereira. Garantindo que se pretender voltar irá fazer o mesmo procedimento, mas se for impedida definirá o seu futuro político.

Joana Cobdé Nhanca revelou anda que o que  está a acontecer neste momento no seu partido tem a ver com interesse pessoal, para complicar a vida dos guineenses. Nesse sentido, defende que face à atual situação política, a Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) devia servir de sabão, tendo em conta a sua posição no xadrez político guineense para garantir a estabilidade governativa, cumprindo acordo de incidência parlamentar assinado com os libertadores.

“O falecido Kumba Yalá dizia que não via uma pessoa preparada no Partido da Renovação Social para apoiar na altura e, hoje, o tempo está a dar-lhe razão, olhando para a  liderança dentro do partido, tendo em conta à falta de pessoas preparadas no partido que ele próprio fundou, decidiu escolher Nuno Gomes Nabiam. Porém, hoje Nabiam voltou para se juntar ao PRS. Por isso, decidi suspender a minha militância para apoiar Domingos Simões Pereira, por questão de honestidade”, enfatizou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A