Recomendações para um bloqueio inteligente contra coronavírus

Um bloqueio como se tem em alguns países de Europa, não pode funcionar da mesma maneira em África.

A maior parte dos Africanos somente têm um alcance financeiro de 24 horas: o dinheiro da alimentação de amanhã, tem que ser ganho hoje. E não é só isso. Até as pessoas que têm a possibilidade financeira de comprar alimentos para alguns dias, muito das vezes não têm geleiras ou arcas frigorífico para conservá-la.

E 90% da população tem que deixar a casa para procura de água nas fontanários ou poços.
Até à chegada duma vacina (ainda em 2020?), não há muito que pode ser feito contra o coronavírus, então a prevenção é a prioridade número 1.

Sabemos que a contaminação com o vírus de pessoa para pessoa, só é possível através de partículas no ar ou com contato físico. O conselho contra aperto de mãos, abraços e beijos foi um bom primeiro passo.

O coronavírus então, pode ser transmitido através de tosse, espirros ou cuspir. Então, o alcance é considerado limitado. A OMS recomenda que uma distância de 2 mtr entre pessoas é suficiente para incapacitar o coronavírus de se transmitir. (“regra de 2 mtr”).

A medida tomada pelo Governo de Guiné-Bissau de limitar a circulação (de 7.00hr à 11.00hr) é contra produtivo porque cria uma enorme aglomeração de pessoas e dá ao coronavírus a oportunidade de passar de pessoa para pessoa mais fácil. Por causa do tempo limitado, pessoas concentram-se mais nos mercados, bancos e supermercados do que normalmente.

Seria melhor para respeitar o recomendado 2 metros de distância e prolongar o período de funcionamento (7.00hr à 18.00hr?), e assim dividir o público durante o dia.

Com base na anterior exposição, recomendo o seguinte:

Ficar em casa, mais que possível. Se não haja boa razão de deixar a casa, fica em casa! Boas razões são: ir ao trabalho, compra de alimentos, medicamentos, ou outras coisas necessárias como buscar água, ir ao médico, levar alimentação aos doentes nos hospitais. Receber visitas em casa e visitar família ou amigos NÃO é uma boa razão!

Restaurantes e bares, escolas, salas de jogos e TV, facilidades desportivas, cabeleireiros, igrejas e mesquitas, bordéis, discotecas, teatros, todos os lugares onde a regra de 2 mtr não pode ser respeitado, permanecerão fechados até a nova ordem.

“Toca tchur”, fanados, cerimónias funerárias, batizados, estão proibidos.
Transporte público está suspenso até a nova ordem.

Horas de abertura das instituições como bancos, mercados, postos de combustíveis, lojas, supermercados, farmácias, etc. ficam abertos de 7.00hr à 17.00hr. (assim espalhar o público durante o dia inteiro).

Todas estradas com quatro faixas (como Ledger-Heróis Nacionais, Cemitério- Meteorologia, São Paulo-Alfandega, Antula-Chapa), duas ficam reservadas para piões, para assim facilitar a regra de 2 mtr. A velocidade das viaturas motorizadas limita-se a 40km/hr em toda cidade.

A zona de terra batida do Estádio Lino Correia, seria transformada numa feira com cacifes e barracas com distâncias recomendados, com corredores suficientemente largas, para facilitar a regra de 2 mtr.

Livre circulação de pessoas 24/24 horas respeitando a regra de 2 mtr.

Promover uma campanha nas médias com os duas mais importantes tópicos: lavar as mãos constantemente e a regra de distância de 2 mtr. Isto inclui apresentações televisivas: o interprete dos surdos e mudos deve manter a distância de 2 mtr do médico explicador.

O repórter deve utilizar uma varra para seu microfone, e jornalistas numa conferência de imprensa devem ficar 2 mtr afastado dos seus colegas.

A atual situação econômica de muitas pessoas é alarmante. Muitas bideiras, vendedores ambulantes, taxistas e candongueiros (proprietários e condutores), professores das escolas privadas, diaristas (nas obras de construção e na área de cajú), cabelereiros, proprietários dos restaurantes e bares e seus trabalhadores, estão sem trabalho então sem receita/salário.

No grupo previamente mencionado com alcance financeiro de 24 horas, eles são super-representadas.

Deve ser estudado urgentemente como este grupo pode ser reintroduzido na economia, sem criar perigo para outros (bares e restaurantes onde clientes podem consumir a 2 mtr de distância, bideiras que vendem a 2 mtr distância).

As praias podem ser reabertas se pessoas respeitassem a distância mínima de 2 mtr entre outras.

Leitor identificado