GUINÉ-BISSAU: CNE DIVULGA RESULTADOS PROVISÓRIOS DAS PRESIDENCIAIS NA QUARTA-FEIRA

A secretaria Executiva Adjunta e porta-voz da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau(CNE), Felisberta Moura Vaz, anunciou ao princípio desta noite(24.11), que a CNE vai divulgar os resultados provisórios das eleições presidenciais no país na próxima quarta-feira, 27 de novembro.

Em conferência de imprensa na sede principal da instituição em Bissau, Felisberta Moura Vaz fez lembrar as diferentes organizações, tanto nacional e bem como Internacional, que só compete a CNE divulgar os resultados do escrutínio eleitoral no país.

“Apelar mais uma vez a comunidade nacional e internacional, em particular, as candidaturas concorrentes, órgãos de comunicação social, nacional e estrangeira, a se absterem de veicular informações conducentes aos resultados eleitorais, esta competência se insere exclusivamente nas atribuições da CNE”, explicou Moura Vaz.

Nesta senda, Moura Vaz aproveita a ocasião para apelar a tolerância, serenidade e sentido de responsabilidade de todas as candidaturas, órgãos de comunicação social e outros implicados neste ato nobre e uma conduta cívica de cada um.

Na sua breve declaração à imprensa, a porta-voz da CNE reafirma o agradecimento e profundo reconhecimento aos representantes dos candidatos e demais entidades que acompanharam e monitorizaram o processo em particular a população guineense.

Mais de 760 mil eleitores foram hoje chamados a votar nas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, escolhendo entre 12 candidatos quem irá suceder a José Mário Vaz, que se recandidata ao cargo.

As urnas para eleições presidenciais na Guiné-Bissau abriram às 07:00 em todo o país e enceraram às 17:00.

Por: Alison Cabral