GOVERNO PREOCUPADO COM AUMENTO DE INFECÇÃO E PROMETE “MÃO DURA” CONTRA DESACATO

É isto que faltava. O porta-voz do Governo guineense, Mamadu Serifo Jaquité manifestou terça-feira preocupação em relação ao aumento acelerado de casos de infecção por covid-19 no país.
Segundo os dados divulgados terça-feira pelo Centro Operacional de Emergência Sanitária (COES), o número de pessoas infectadas pelo vírus de coronavírus nas últimas 24 horas é de  72, e perfazem  475 os casos positivos, havendo dois mortos registados.
Serifo Jaquité, em declarações à imprensa no final de um encontro de concertação da Comissão Interministerial de Combate ao Covid-19, referiu que o país começou com apenas dois casos e hoje atingiu os 475.
“O sistema científico que está a ser utilizado para a detecção de casos de coronavírus no país é dos mais perfeiçoados do mundo e, infelizmente, constatamos que a nossa população não tem estado a cumprir com as medidas tomadas, desde o distanciamento, não aglomeração nos mercados, uso de máscaras, entre outras exigências”, disse.
Jaquité disse que, para fazer face a situação, a próxima fase do estado de emergência poderá adoptar sanções para pessoas que não cumprirem as medidas de prevenção adoptadas pelas autoridades competentes.
“Na próxima etapa do estado de emergência vamos tomar medidas rigorosas para penalizar quem não cumprir com as regras estipuladas de prevenção de Covid-19”, avisou.
Aquele responsável sublinhou que a única forma para controlar os casos de contaminação do Covid-19, é para as pessoas ficarem isoladas nas suas casas, usarem máscaras para não propagar a contaminação.
Notabanca; 06.05.2020