Covid-19: GUINÉ-BISSAU REGISTA 56 NOVOS CASOS E O NÚMERO DE INFETADOS SOBE PARA 969

  0

O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA) Dionísio Cumba, anunciou este sábado, 16 de maio de 2020, que o país registou um aumento de 56 novos casos de coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, elevando o número de pessoas infetadas para 969.

Cumba que coordena também o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES), explicou aos jornalistas, na habitual  apresentação do diário epidemiológico que o número de recuperados mantêm-se em 26 pessoas e o de óbitos em quatro.

O cirurgião pediátrico disse que deram entrada 92 novas amostras analisadas pelo laboratório nacional, das quais 56 deram positivo (30 do sexo masculino e 26 do sexo feminino), 30 testaram negativo e 6 inconclusivas.

Explicou ainda que foram reapreciadas duas amostras do qual um resultou positivo e um negativo.

Assegurou que no universo dos 969 infetados, apenas 5 apresentam um quadro clínico grave e os restantes estão estáveis.

Questionado sobre as denúncias em como os pacientes isolados na unidade hoteleira requisitada pelo governo em Bissau não estariam a receber atempadamente as suas refeições bem como da falta de higienização dos quartos, respondeu que estão a deparar com problemas logísticos em termos de distribuição das refeições, fato ligado aos constrangimentos do estado de emergência.

Relativamente aos casos isolados nos domicílios que não estão a receber o acompanhamento médico, admitiu que existe um défice em número de técnicos de saúde, mas estão a reforçar as equipas de seguimento comunitário de forma a poder acompanhar os confinados nos domicílios, de acordo com o estado clínico de cada um. Segundo Dionisio Cumbaapenas 44 técnicos de saúde estão a trabalhar no (COES).

Por: Epifânia Mendonça