BOMBEIROS ALERTAM QUE ALTERAÇÃO CLIMÁTICA INTERFERE NA FLORAÇÃO TARDIA DE CAJUEIRO

O Comandante da Corporação do Serviço Nacional da Protecção Civil e Bombeiros considerou que a floração tardia de cajueiro em algumas zonas do país deve-se à situação climática e de plantação.

Francisco Correia falava durante o programa Nô Segurança da rádio Sol Mansi, que sai às quartas-feiras, às 11h45 (horas da Guiné-Bissau), perante a preocupação dos camponeses em relação a lentidão da floração de cajueiro em algumas zonas do país.

De acordo com o comandante da corporação dos bombeiros, a plantação fechada de cajueiro motiva a secura das folhas aguardando a regeneração da nova folha para depois a sua floração.

Em relação ao orvalho que alguns camponeses consideram de dificultar a floração de cajueiro, Correia considerou de normal mais admite que em caso do orvalho com a poera ali sim dificulta a floração normal.

No que se tange a queimada espontânea que se verifica em algumas hortas do país, o Comandante da Corporação do Serviço Nacional da Protecção Civil e Bombeiros aconselha a limpeza da horta em que o mas ideal é pára-fogo.

A castanha de Caju é base da economia do país.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi