Avaliação preliminar de observadores CEDEAO: “ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DECORRERAM NUM AMBIENTE CORDIAL”

26/11/2019 / OdemocrataGB / No comments

  0   0   0 

A missão de observadores eleitorais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), afirmou na sua primeira avaliação preliminar que o escrutínio do domingo, 24 de novembro de 2019, decorreu de forma calma e num ambiente de cordialidade. A missão também enaltece os esforços feitos pelas autoridades guineenses e pelas estruturas eleitorais para realização das eleições.  

A constatação da missão foi comunicada pelo chefe da missão, antigo primeiro-ministro de Mali, Soumeylou Boubeye Maiga, na tarde desta segunda-feira, 25 de novembro, durante uma conferência de imprensa realizada numa das unidades hoteleiras da capital Bissau.

Chefe da missão exortou a Comissão Nacional de Eleições para abordarem as fases finais do processo com justiça, abertura e transparência até ao anúncio dos resultados. Contudo, convidou ainda as entidades encarregues do processo eleitoral a trabalharem diligentemente e acelerar o processo de centralização, compilação e proclamação dos resultados.

Exortou igualmente aos candidatos a aceitarem a vontade do povo guineense expressa nas urnas e que em caso de objeções que recorram exclusivamente a meios legais para reclamar a correção, tendo apelado ainda as populações para manterem-se calmas e serenas, enquanto se aguarda a proclamação oficial dos resultados pelos órgãos competentes.

“Objetivo desta missão é de contribuir para a criação de um ambiente propício à realização de uma eleição presidencial pacífica e credível, aceitável para todos os atores políticos e para o povo da Guiné-Bissau”, notou o chefe da missão, que entretanto, recordou ainda que esta eleição é o culminar dos esforços não somente dos atores políticos guineense, mas também de toda a comunidade internacional a fim de encontrar uma solução duradoura para a crise política e institucional que a Guiné-Bissau vem enfrentando desde agosto de 2015.

Por: Aguinaldo Ampa/Assana Sambú