ASSINADO ACORDO PARA A PROMOÇÃO DE AGRICULTURA NO LESTE DO PAÍS

0

O ministério do ambiente e biodiversidade e o da agricultura e desenvolvimento rural assinaram na manhã desta sexta-feira, 21 de agosto de 2020, um protocolo de acordo para a implementação do projeto “Promoção de Agricultura Clima-Inteligente no leste da Guiné-Bissau”.

O projeto foi financiado pelo Banco Oeste Africano para o Desenvolvimento (BOAD), através da sua agência de execução e pelo fundo de Adaptação evai contemplar mais de 100 tabancas das regiões de Bafatá e Gabú, leste da Guiné-Bissau, anunciaram as duas entidades.

O protocolo foi rubricado pelos ministros do Ambiente e da Agricultura, Viriato Cassamá e Abel da Silva Gomes respetivamente e testemunhado pelos diretores gerais dos respetivos ministérios.

Após a cerimónia, Viriato Cassamá disse que as lições aprendidas e a extensão da área de intervenção do novo projeto destinado para mais de 100 tabancas das regiões de Gabú e Bafatá, são um dos resultados proveitosos da colaboração entre as duas instituições governamentais.

Cassamá exortou, por isso, as partes a seguirem exemplos demostrados e disse esperar que a colaboração iniciada dê frutos para o bem das populações das regiões de Gabú e Bafatá, bem como de outras partes da Guiné-Bissau.

“Estamos, pois, a solidificar as ações antes iniciadas para implementação de mais um projeto de adaptação às alterações climáticas no leste do país, que aliás, é a segunda fase do projeto de esforço da resiliência e da capacidade de adaptação dos setores agrário e hídrico às alterações climáticas na Guiné-Bissau, implementado em 14 tabancas da região de Gabú, de 2011 a 2017 e que foi coroado de sucesso incomensurável, com um impacto significativo na vida das comunidades locais”, realçou.

O governante salientou a “forma sábia, franca e frutuosa” como se desenrolou a primeira fase do projeto, fato que se deveu, em parte, ao excelente trabalho desenvolvido  pelos técnicos desses serviços.

Por: Aguinaldo Ampa