A.D. CELEBRA O DIA INTERNACIONAL EM MEMORIAS DAS VITIMAS DE ESCRAVATURA

Na próxima segunda-feira, 25 de Março de 2019, pelas 8h30 horas, no Auditório do Memorial da Escravatura e Tráfico Negreiro de Cacheu, a ONG AD – Acção para o Desenvolvimento em parceria com AIN onlus – Associazione Interpreti Naturalistici, COAJOQ – Cooperativa Agrícola dos Jovens Quadro e Governo Regional de Cacheu, organizarão a Celebração do dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos.

O lema deste ano, “Lembrar a Escravatura: O poder das Artes para a Justiça” visa mostrar como as artes têm sido usadas para enfrentar a escravatura, reforçar as comunidades escravizadas e honrar aqueles que tornaram a liberdade possível. Elas também têm sido ferramentas vitais na comemoração das lutas do passado, destacando as injustiças em curso. Assim, diversas expressões artística – incluindo memoriais, música, dança e arquitetura – contribuem para a lembrar a história e as consequências do tráfico transatlântico de pessoas escravizadas. O evento inclui uma conferencia e debate com academicos e artistas.

A cerimónia realiza-se este ano no quadro do Projeto “Cacheu, di si cultura i istoria” implementado pela ONG AD-Acção para o Desenvolvimento, AIN onlus, COAJOQ e o Governo Regional de Cacheu e financiado pela União Europeia. 
O projeto visa promover a conservação e valorização de património histórico e cultural da antiga cidade de Cacheu; as indústrias culturais param o desenvolvimento humano e o crescimento socioeconómico; a participação comunitária e a concertação na governação do património cultural e o acesso aos bens e serviços culturais.

http://cacheu.adbissau.org/?p=2122

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.