100 dias de governação: PM NABIAN PERSPETIVA INVESTIR 15 MILHÕES DE DÓLARES NO SETOR DE SAÚDE

  0

O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, anunciou que o seu governo recebeu um apoio de 15 milhões de dólares norte-americanos do Banco Islâmico do Desenvolvimento que serão aplicados na reabilitação e equipamentos dos hospitais regionais , na aquisição de equipamentos laboratoriais para o Hospital Nacional Simão Mendes.

Nabian fez este anúncio no âmbito do balanço dos 100 dias do seu executivo, apresentado este sábado, 20 de junho de 2020, no salão de reuniões do ministério dos Negócios Estrangeiros. A cerimónia, que reuniu membros do governo e várias personalidades, foi antecedida de  animação cultural.

Nuno Gomes Nabian explicou no seu relatório de 41 páginas que, logo após a instalação do seu governo,foi confrontado com vários desafios, entre os quais, a necessidade do pagamento de salário do mês de fevereiro, regularização da dívida acumulada da EAGB à empresa produtora da energia elétrica, Karpower, greve na administração pública, disponibilização de fundos para fazer face às despesas relacionadas com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o pagamento de dívidas contraídas junto dos bancos comerciais e a situação de títulos a vencer no final do mês de março.

Questionado sobre a proveniência dos fundos geridos pelo executivo que o permite pagar o salário regularmente e outras despesas, uma vez que se queixa frequentemente da fraca receita fiscal devido às restrições do Estado de Emergência, Nabianreconheceu esta limitação, mas realçou que  o rigor e a disciplina na gestão dos fundos terão permitido satisfazer as despesas correntes do governo.

Relativamente à Covid-19, Nabian enalteceu o trabalho realizado pela extinta Comissão Interministerial. Aproveitou a ocasião para anunciar a vinda de 20 médicos cubanos para apoiar no combate à Covid-19, tendo frisado que o governo vai garantir as despesas de viagem destes médicos de Cuba para a Guiné-Bissau.

O Primeiro-ministro anunciou ainda a aprovação do projeto da construção do novo aeroporto internacional estimado em 900 milhões de Francos CFA e que o lançamento da pedra dessa obra será este ano. Adiantou que o seu governo também vai avançar com o projeto da construção do ponte do rio Farim, tendo garantido a existência já do fundo no valor de um milhão e meio de dólares para o estudo de viabilidade.

Por: Assana Sambú