O ministro de Estado, do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, afirmou este sábado, 14 de agosto de 2021, que doravante o governo dará “tolerância zero” para todos os cidadãos que circulam na via pública sem máscaras faciais, tanto em Bissau quanto no interior do país.
Botche Candé falava à imprensa depois de uma reunião com os diferentes responsáveis da Polícia de Ordem Pública e da Guarda Nacional, sobre medidas adotadas pelo governo para prevenção de contaminação e de combate ao coronavirus.
“Quero pedir aos órgãos da comunicação social guineense que intensifiquem as ações de sensibilização aos cidadãos sobre o uso obrigatório das máscaras faciais, porque chegamos a um ponto em que a tolerância deve ser zero para cidadãos circulam na rua sem se protegerem”.
O governante garantiu que os agentes da Força da Ordem Pública serão desdobrados todos os dias, nas diferentes artérias do país, para controlar o cumprimento das medidas restritivas estabelecidas, no âmbito do combate à Covid-19.
“O país está com muita dor, devido às perdas humanas registadas nos últimos dias”, disse e apelou aos cidadãos a considerarem a existência da Covid-19 como um fato cientificamente comprovado.
Candé reconheceu que o executivo não está em condições de oferecer máscaras a todos os cidadãos. Assegurou que nessa primeira fase, os agentes policiais vão abordar os cidadãos na rua sensibilizando-os sem violar os seus direitos.
“Mas caso essa medida não surtir efeitos, o ministério adotará medidas severas”
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A