Finanças/FMI avalia segundo programa de referência acordado com GuinéBissau

Bissau, 29 Nov 21 (ANG) – Uma missão virtual do corpo técnico do Fundo Monetário Internacional FMI vai realizar entre os dias 30 de Novembro à 14 de Dezembro , a segunda das três avalições da execução do programa de referência acordado em Julho do ano em curso.

A informação consta num comunicado à imprensa do Ministério das Finanças enviado hoje à ANG.

De acordo com o comunicado, essas três missões a serem realizadas pelo FMI à Guiné-Bissau, se foram satisfatórias, vão conduzir ao país ao acesso ao programa de facilidade de crédito alargado no próximo ano.

“A terceira missão das três missões de avalições, vai  ser realizada em Março de 2022 e reportada no mês do Dezembro do mesmo ano, a qual a segunda missão será chefiada por José Gijon e vai integrar  Pedro Maciel, Koon Tee e Harol Zavaree”, refere  a nota.

A missão que acontece num contexto de restrição sanitária  imposta pela pandemia ede covid-19, estará no país em presença fisica, a partir do 7 de Dezembro,e o inicio dos trabalho  vai ser sob formato virtual.

Segundo a nota, o programa monitorizado pelo corpo técnico do FMI vai permitir a implemetação das reformas formuladas pelo governo de Bissau, com vista a estabilizar  a economia, melhorar a competitividade e reforçar a boa governação.

O comunicado refere que, durante duas semanas, a missão do FMI  vai manter  contatos com  instituições públicas e privadas do país, designadamente Ministerio das Finanças, Tribunal de Contas, Alto Comissariado para covid-19 e Ministerio dos Recursos Naturas e Energia, da Administração Pública, da  Economia, entre outros.

De igual modo, a missão do FMI vai manter contatos com o Presidente da República Umaro Sissico Embaló e o primeiro ministro Nuno Gomes Nabiam.

A missão ainda  vai conversar com diferentes parceiros financeiros multilaterais da Guiné-Bissau:União Europeia, Banco Mundial, Banco Central dos Estados da África Ocidental, Banco Oeste Africano de Desenvolvimento, Banco Africano de Desenvolvimento, e Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, PNUD, assim como parceiros bilaterais, destacando a França, Portugal e Espanha. ANG/MI/ÂC//SG