omunicação Social /Governo lança TGB no Canal Plus sob nº 318

Bissau, 12 Nov 21 (ANG) – O Governo guineense através do Ministério da Comunicação Social anunciou hoje oficialmente a integração da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) no   Canal Plus, passando  a única estação televisiva guineense a figurar numa rede de centenas de  canais que podem ser vistos, através de um codificador, em qualquer parte do mundo.

Falando no acto do lançamento, o ministro da Comunicação Social disse que o feito representa um  “grande desáfio” e um enorme compromisso que vai desde a produção de conteúdos, a qualidade dos programas, a ininterruptibilidade do sinal  e a formação dos quadros técnicos.

 “Também é uma grande oportunidade que se nos oferece em termos de visibilidade e negócios ou seja, uma empresa que hoje publica os seus produtos na TGB sabe que não está só a fazé-lo dentro das fronteiras da Guiné-Bissau mas sim que está a chegar aos quatros cantos do mundo”,destacou.

O governante frisou que o momento é de grande orgulho para todos os guineenses, tendo  felicitado à Direcção da TGB e os funcionários pelo empenho e dedicação e espirito de sacríficio e amor à pátria,  que permitiram que agora, e, pela primeira vez, a TGB possa levar imagens do país à todo mundo transportando a cultura, costumes e outras potenciais  guineense.

Para o  Director-geral  da TGB, Amadú Djamanca o acontecimento representa  um passo importantíssimo na exportação posítiva da imagem do país para o exterior, uma vez que, segundo ele, até há um ano atrás, a TGB resumia as suas emissões à Bissau.

 “A entrada no Canal Plus foi um sonho que se tornou realidade, uma vez que não foi  fácil. Deve-se a assistência do Governo e sobretudo do Chefe de Estado que queria que os guineenses na diáspora possam acompanhar a realidade vivida no país, não o que se passa nas redes sociais, onde muitas das vezes as informações não são verdadeiras”, disse Djamanca.

Jamanca reconheceu as dificiências, em geral  nos orgãos de comunicação social estatal  tendo pedido o máximo de acompanhamento do Estado à TGB nessa caminhada na família Canal Plus, que implicará a mudança da  grelha de programação e dos conteúdos.

Fallou Badiane, em representação do Canal Plus na Guiné-Bissau, que opera  através da empresa Darling Bissau disse estarem satisfeito com a entrada da TGB no grupo Canal Plus e sublinhou que as  redes sociais não conseguem sustituir a Rádio e Televisão uma vez que estas estações são mais credíveis.

O evento contou com a presença dos directores-gerais dos  orgãos de Comunicação Social público, e da  INACEP, a grafica pública guineense.ANG/MSC//SG