PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU EFETUA VISITA DE ESTADO AO REINO DA BÉLGICA 0

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, iniciou hoje, 6 de setembro de 2021, uma visita oficial de quatro dias ao Reino da Bélgica, onde aproveitará a sua estadia para aprofundar as relações de cooperação com diferentes entidades da União Europeia.

A deslocação do Chefe de Estado a Bruxelas foi tornada pública pelo seu gabinete de comunicação e relações públicas em uma nota informativa, a que a redação do Jornal O Democrata teve acesso, na qual, informa que a visita decorre de 6 a 9 do mês em curso.

O Chefe de Estado faz-se acompanhar da ministra dos negócios estrangeiros, das comunidades e da cooperação internacional, Suzi Carla Barbosa, do ministro das Finanças, João Aladje Mamadu Fadia e dos membros do seu gabinete.

Para além de encontros que o Presidente Embaló manterá com o Rei Filipe da Bélgica, será igualmente recebido na sede da União Europeia, e reunir-se-ácom o Presidente do Conselho Europeu, o Comissário Europeu para as Parcerias Internacionais e o Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Oceanos e Pescas.

Umaro Sissoco Embaló vai proporcionar ainda uma reunião de trabalho com o secretário geral da OEACP, seguida de encontros com o comité de Embaixadores dos Estados membros daquela organização.

Salienta-se que o Presidente da Guiné-Bissau, efetuou em agosto último, uma visita oficial de quatro dias ao Brasil,  na qual a ministra Suzi Barbosa rubricou vários acordos de cooperação em diferentes setores e com destaque para os setores da defesa e segurança, bem como da saúde e agricultura.

Por: Assana Sambú