PJ: “HÁ UMA VISÃO CLARA DO MINISTÉRIO PUBLICO GUINEENSE EM ARQUIVAR O PROCESSO DE ARROZ DO POVO”

A Policia Judiciaria da Guiné-Bissau (PJ), anunciou esta sexta-feira, 03 de abril de 2019, de que há uma visão clara do Ministério Publico em arquivar o processo de “Arroz do Povo”, que envolve o ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos.

A informação foi transmitida à imprensa pelo diretor Nacional Adjunto da PJ, Domingos Monteiro Correia, na qual afirma que o magistrado Blimat Sanha não tem competência para falar do processo de doação da República da China ao governo guineense.

Em conferência de imprensa na instalação da PJ, Monteiro Correia, fez lembrar ao Procurador-Geral da República (PGR), Bacari Biai, que o mais importante neste momento é deixar a instituição concluir o processo, ao invés de pedir a transferência do caso para Ministério Publico (MP).

“Ao nosso ver entendemos que era importante deixar a PJ continuar a investigar o processo de “Arroz do Povo”, como invoca o código do processo penal, segundo a qual a PJ faz todo seu trabalho e depois remete para o MP”, declarou Monteiro Correia.

Correia reconhece que o MP tem o poder e competência de preside avocação do processo, mas fatos e indícios dos crimes que estão em causa de arroz desviado para fins pessoais, obriga ao PGR a fazer reflexão sobre a situação.

Apesar das alegações da PGR, segundo a qual a PJ alargou as diligências não abrangidas no mandado, o responsável adjunto da investigação criminal, afirma que as medidas tomadas ao obrigo do processo pela instituição são legais.

Visivelmente desapontado com acusações de Bacari Biai, Monteiro Correia deixou claro à PGR de que os agentes da PJ que estão a presidir a investigação em curso são profissionais tecnicamente preparada em matéria da investigação criminal.

A PJ apreendeu no âmbito desta operação, várias centenas de toneladas de arroz doado pela China. O arroz estava num armazém em Bafatá, propriedade do antigo ministro do Interior Botché Candé, e numa quinta do ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos.

No âmbito da operação, a PJ tentou ainda tentou deter o ministro da Agricultura, mas foi impedida pelas forças de segurança.

De referir que esta quinta-feira, Biai diz que a decisão do magistrado do ministério público que considerou nulos os atos processuais da PJ será cumprida voluntária ou coercivamente, para assim pôr fim aos desmandos na Guiné-Bissau.

Por: AC

Rádio Jovem Bissau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.