Pescas/Governo vai disponibilizar  400 toneladas de pescados para  o mercado interno

Bissau,07 Jun 21(ANG) – O Governo através do Ministério das Pescas já dispõe de 400 toneladas de pescado de qualidade para o abastecimento do mercado interno à um preço acessível.

Em declarações à imprensa no acto da recepção dos referidos pescados, o Director- geral da Pesca Indústrial disse que o gesto se enquadra no programa do Governo para o sector das pescas.

Augusto Cabí afirmou que o Governo entende que o país não pode dispor de recursos haliêuticos em abundância e a sua população não estar a beneficiar dos pescados para o seu consumo.

“Foi nesta perspectiva que o Ministrério das Pescas solicitou à todos os agenciadores e empresas que pescam nas nossas águas territoriais para abastecerem o mercado interno”, disse.

O Director-geral da Pesca Industrial sublinhou que as mulheres vendedeiras, se deslocam até ao Senegal para comprar  peixes para depois revender aqui no país, facto que motiva o aumento do preço de peixe no mercado interno.

Aquele responsável disse que é inadmissível  que os armadores continuassem a pescar nas águas territoriais do país mas a  desembarcar  peixes  no Senegal em detrimento do mercado interno.

Disse que o Governo, para inverter a situação, ordenou à todos os armadores e as empresas que pescam no país para passarem a disponibilizar parte do seu pescado para abastecimento do  consumo interno, à um preço acessível.

Augusto Cabi frisou que os 400 toneladas hoje recebidos constituem a primeira tranche, acrescentando que outros carregamentos virão brevemente e serão distribuidos para todas as regiões do país, onde existem  infraestruturas de pesca.

Perguntado sobre o prazo de quinze dias dado em meados de Maio, às empresas que têm dívidas de abastecimento do mercado interno com o pescado para regularizarem a sua situação, Augusto Cabi  reafirmou que a referido prazo é para cumprir, caso contrário o navio do infractor será apreendido.

Afirmou contudo que as empresas para as quais se dirigiu  o referido ultimato já estão a cumprir paulatinamente, acrecentando que a título de exemplo, as 400 toneladas de peixeshoje entregues é o cumprimento desse ultimato.ANG/ÂC//SG