Saúde/Médico dermatologista lamenta surgimento do novo fenómeno de mudança de cor da pele na Guiné-Bissau

Bissau, 10 Mar 21 (ANG) – O Médico dermatologista lamentou esta terça-feira o surgimento do novo fenómeno de mudança de cor da pele na Guiné-Bissau.

Em entrevista exclusiva a Rádio Sol Mansi, o dermatologista Sílvio Coelho que falava em resposta a campanha “Eu amo a minha cor da pele” disse que as causas e consequências de mudar a cor da pele,  em termos quantitativo não possui dados estatísticos,  mas diz que  está a evoluir significativamente.

O Médico dermatologista considerou  que a autoridade e a população não encara a mudança de cor da pele e nem a sua evolução no país.

  “A mudança de cor da pele tem várias consequências negativas, e são maiores que as vantagens. A cor da pele  é a nossa identidade se a perder, então perdeste a tua identidade,” advertiu.

Coelho afirmou que após a mudança de cor  de escuro para claro, a própria sociedade te condena e já não serás a mesma.

“A mudança de cor da pele é um fenómeno novo na Guiné-Bissau, o uso de creme clareador da pele  tem como consequência   a colocação  da sua saúde em causa, porque mais  mais tarde  a pele fica murchada.

O médico explicou que a Guiné-Bissau não possui nenhum centro ou serviço de dermatologia instituída, e que, por isso, não têm um dado estatístico que indica o número exato de pessoas que mudaram a cor da pele.

A campanha “ Eu amo a minha cor da pele” foi lançada na sexta-feira(5) de março em Bissau.ANG/JD/ÂC//SG