Cooperação/ França promete apoiar Guiné-Bissau nos domínios  agroindustrial, agrónomo e turístic

 

Bissau, 25 nov 20 (ANG) – O Embaixador de França na Guiné-Bissau manifestou hoje a vontade de o seu país  apoiar a Guiné-Bissau a desenvolver os sectores de  agroindustrial, agronomia e turístico.

O desejo foi manifestado pelo o Embaixador Terence Wills, a saída de um encontro com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

Disse que durante o encontro comunicou ao  Chefe de Estado guineense que a França está a analisar a possibilidade de trabalhar para que o crioulo seja um modo de  expressão artística da cultura guineense.

“Nós os franceses consideramo-nos  intelectuais na elaboração de projectos no sector da cultura. Por isso, pretendemos trabalhar para que o crioulo seja um modo de  expressão artística da cultura guineense”, assegurou o Embaixador  Francês no país.

Terrence Wills  informou que os Presidentes dos dois países trocaram  cartas nas quais abordaram  a possibilidade de dinamizar as relações bilaterais, porque, segundo o diplomata francês, nos últimos anos a cooperação entre os dois países não atingiu o nível esperado.

“O  Presidente da França e o seu homólogo guineense querem reforçar o nível da cooperação, com  projectos concretos”, disse Wills.

Ainda esta quarta-feira o Presidente da República recebeu  o Embaixador da República Popular da China, Guo Ce, que disse que, apesar de se encontrar  no país há um pouco mais de 40 dias, já  sente  que a Guiné-Bissau está a viver momento de estabilidade governativa.

Acrescenta que, por essa razão acredita que a China  pode reforçar os seus apoios à  Guiné-Bissau num futuro próximo.

Guo Ce revelou por outro lado que o Presidente  guineense  manifestou-lhe  o desejo de o país poder acolher mais investimentos estrangeiro para o seu desenvolvimento. ANG/LPG/ÂC//SG

 

Postado por ANG às 08:38:00 Sem comentário