P5 MANIFESTA-SE DISPONÍVEL PARA AJUDAR A ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU

A Comunidade Internacional agrupado no chamado P5 (as Nações Unidas, a União Africana, a CEDEAO, a União Europeia e a CPLP), manifestou a sua disponibilidade para ajudar os atores políticos guineenses a encontrarem uma saída política no concernente à formação do novo governo, respeitando a Constituição da República e os resultados eleitorais das legislativas de 10 de março de 2019.
A intenção do P5 foi manifestada esta quinta-feira, 28 de maio de 2020, por Ovídeo Pequeno, porta-voz do grupo, à saída de
um encontro com o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá.

Em declaração aos jornalistas, o representante da União Africana na Guiné-Bissau referiu que Cipriano Cassamásolicitou o apoio da comunidade internacional para encontrar uma solução política para a formação do novo governo.
“Fomos convidados pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, para nos explicar que tinha sido convidado pelo Presidente da República para encontrar uma solução para a governação, sobretudo no quadro do comunicado da CEDEAO de 22 de abril, cujo prazo expirou no dia 22 do mês em curso e que ele tinha agora até 18 de junho para apresentar uma solução. Precisamente neste âmbito, ele quis encontrar-se com o P5 e informar das demarches que irá encetar, também pediu que apoiássemos e acompanhássemos o processo”, informou.
O diplomata São-tomense assinalou que a comunidade internacional manifestou a sua disponibilidade para ajudar na solução da crise que se vive no Parlamento quanto à formação de novo governo e na sequência deste encontro, o grupo reunir-se-á para depois saber qual será a ação do P5 neste processo.
Na sua última cimeira, a Comunidade Económica dos estados da África Ocidental (CEDEAO) recomendou às autoridades nacionais que formassem um novo governo até ao passado dia 22 de maio, observando a Constituição e os resultados eleitorais das legislativas de 10 de março de 2019.
Terminado o prazo e depois de consultas internas encetadas com diferentes atores políticos e a sociedade civil, o chefe de Estado, Úmaro Sissoco Embaló, atribuiu ao presidente da ANP a responsabilidade de encontrar um entendimento entre os partidos políticos representados no Parlamento até o dia 18 de junho próximo.



Notabanca; 28.05.2020