JÁ SÃO 18 CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS NA GUINÉ-BISSAU

As autoridades sanitárias guineenses anunciaram hoje que subiu para 18 o número de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, e que alguns dos infectados estão a demonstrar resistência para serem transferidos para o hospital.
O anúncio foi feito pelos médicos Tumane Baldé e Dionísio Cumba, elementos do Centro Operacional de Emergência de Saúde (COES), criado pelas autoridades para responder à pandemia da covid-19, na Guiné-Bissau.
Na apresentação diária da evolução da doença, Tumane Baldé afirmou que, das 14 amostras em análise, três testaram positivo, 11 negativo, o que perfaz 18 pessoas infetadas na Guiné-Bissau, até ao dia de hoje.
O médico indicou que todos os doentes apresentam um quadro clínico leve e que alguns são até assintomáticos.
Tumane Baldé avisou que os casos suspeitos (atualmente 37) poderão aumentar, uma vez que decorrem os inquéritos para localizar pessoas que estiveram em contacto com eles.
Dionísio Cumba referiu que existem informações de haver “alguma resistência de alguns doentes” em serem transferidos para o hospital Simão Mendes, local de isolamento e tratamento, determinado pelas autoridades.
Alguns dos infetados não estão a respeitar as orientações em termos de auto-isolamento, assinalou Dionísio Cumba.
Entre os infetados, dois são cidadãos estrangeiros, os restantes são guineenses.
Fique em casa e cuide-se.
Notabanca; 04.04.2020