RESULTADOS PROVISÓRIOS DAS PRESIDENCIAIS GUINEENSES SERÃO CONHECIDOS NA QUARTA-FEIRA 


A Secretária executiva e porta-voz da Comissão Nacional de Eleições(CNE), declarou que os resultados provisórios da segunda volta das eleições presidenciais realizadas hoje, serão divulgados na quarta-feira, 1 de janeiro de 2020.

Felisberta Moura falouhoje no segundo briefing com à imprensa sobre o ponto de situação do processo de votação, cujas Assembleias de voto  encerraram as 17 horas em todo o território nacional e na diáspora.

“Aproveito aqui para apelar a tolerância, serenidade, conduta cívica e sentido de responsabilidade de todas as candidaturas, órgãos de comunicação social e outros implicados neste acto nobre”, exortou.

A porta voz da CNE aproveitou a ocasião para refutar  as informações, que considera de levianas, que estão a ser veiculadas nas redes sociais relativamente a tentativa de fraude eleitoral.

“O apanágio e a imagem histórica desta nobre administração eleitoral não podem e nem devem, em nenhuma circunstância, compactuar com falácias, intrigas e outros males que tendem a desvirtuar os seus propósitos”, disse Felisberta Moura.

Adiantou que a CNE aproveita para exortar ao público a se manter calmo, sereno e vigilante contra manobras atentatórias e vã tentativa de comprometer o desenrolar do processo eleitoral que se pretende pacifico e ordeiro.

A porta voz da CNE sublinhou que todos devem ficar atentos para não permitir que os valores e princípios da integridade eleitoral e das conquistas granjeadas pela aquela instituição, ao longo de décadas da história eleitoral da Guiné-Bissau, sejam desvirtuadas.

“Apelo, mais uma vez, a comunidade nacional e internacional, em particular as candidaturas concorrentes, órgãos de comunicação social nacional e estrangeira a se absterem de veicular informações conducentes aos resultados eleitorais, porque esta competência se insere, exclusivamente, nas atribuições da CNE”, referiu Felisberta Moura.

A segunda volta das eleições Presidenciais de hoje, 29 de Dezembro, foi  desputada entre Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e Umaro Sissoco Embaló, apoiao pelo Movimento para a Alternância Democrático (MADEM-G15), que passaram à segunda volta das presidenciais depois de uma primeira votação realizada em 24 de novembro.

Notabanca; 29.12.2019