MULHERES VENDEDEIRAS DE PEIXES DESMORALIZADAS COM ESCASSEZ DESSE PRODUTO NO MERCADO

As mulheres vendedeiras nalguns mercados do país queixam da falta do peixe para poder abastecer os mercados. Segundo as mesmas, já não há peixe onde costumam comprá-los.

A reportagem da Rádio Sol Mansi pôde constatar no mercado a falta de peixe para o consumo.

Entretanto, a Rádio Sol Mansi tentou igualmente junto do ministério das Pescas saber dessa dificuldade e acabou por descobrir que há peixe nas empresas privadas mas com preços diferentes a que as vendedeiras costumam comprar na empresa pública de distribuição de peixes.

Segundo o director-geral de Pesca Industrial Carlos Nelson Sanó, a escassez tem a ver com a falta de peixe da empresa chinesa Haifen que é comercializado num preço mais acessível em relação ao de empresas privadas.

“ Na verdade é que as descargas dos peixes estão e ser efectuadas por algumas empresas, o que acontece é que os preços não são iguais”, diz para depois reforçar que quando a empresa haifen trouxer os pescados, o estado os vende num preço mais barato o que cria de certa forma uma concorrência e quando haifen demora a chegar, as mulheres ficam desmoralizadas.

Por outro lado, garantiu que os navios já estão a efectuar a descarga para poder abastecer os mercados.

“ Ao longo deste dia, diferentes empresas que estão a operar no sector das pescas em função das suas obrigações, já estão a efectuar as descargas para obedecer as normas. Não temos navios nacionais que operam e que podem fazer a descarga total no país. É essa a razão da nossa dificuldade em termos de abastecimento dos mercados com pescados”, reconheceu.

A rádio Sol Mansi soube que os peixes da empresa chinesa custam 9 mil francos cfa enquanto nas empresas privadas, são 22 mil francos cfa.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net