Figura da semana: GUINEENSE NYNA KOXTA ELEITA MISS DAS AMÉRICAS BELEZA NEGRA

04/11/2019 / OdemocrataGB / No comments

  0   0   0 

[SEMANA 44_2019] A estilista e ecologista guineense radicada no Brasil, Saturnina da Costa (Nyna Koxta), foi eleita Miss das Américas Beleza Negra Goiás Plus Size’ no concurso ‘Miss e Mister das Américas’ 2019, cujo vencedor representará o Brasil num evento internacional. A distinção ocorreu  no concurso regional que, no próximo ano, poderá ser alargado a nível nacional, onde a Nyna representará o estado de Goiás e a Guiné-Bissau, 

Em declarações a O Democrata, Saturnina da Costa revelou que a organização do evento pretende que todas as futuras vencedoras na categoria ‘Miss das Américas Beleza Negra Goiás Plus Size’ usem o lenço (turban), como forma de representar a beleza negra. “É muito gratificante para mim poder representar não só o Estado de Goiás, mas também  a Guiné-Bissau, o que é motivo de orgulho para mim”, acrescentou a proprietária da marca Nyna Koxta, com a qual estampa as suas peças de vestuário. 

BIOGRAFIA

Saturnina da Costa nasceu no dia 08 de fevereiro de 1989 em Bissau. Começou o seu percurso escolar no Jardim ‘Nhima Sanhá’ de Bairro D’Ajuda. Estudou 7ª classe na Escola ‘São Francisco Xavier’. Anos depois ingressou no Liceu ‘João XXIII’ e terminou os estudos liceais na Escola ‘Areolino da Cruz’. Ficou em terceiro lugar na categoria Botânica com o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e segundo lugar com o mesmo trabalho numa distinção da Sociedade Brasileira da Progressão da Ciência (SBTPC).

Foi apresentadora do programa infantil ‘Brincar na TGB’ na Televisão da Guiné-Bissau (TGB), na altura trabalhava também no Ministério do Ambiente. Foi presidente do conselho fiscal do Fórum Nacional da Juventude e teve uma passagem pela empresa de telecomunicações Orange Bissau. 

Nyna pretende no futuro criar um Instituto Nyna Koxta, para melhor mobilizar fundos e alargar as suas ações sociais no Brasil e na Guiné-Bissau. Formada em Ecologia e Analise Ambiental no Brasil, onde igualmente fez os cursos de Empreendedorismo Social, Empreendedorismo de Negócios e de Modelagem, Corte e Costura, atualmente está a fazer especialização em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Surdez e Libra. Representou a Guiné-Bissau na equipa de voluntários na organização do Mundial’2014 em Brasília e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos’ 2016 em Rio de Janeiro.

Por: Sene Camará