Política/PRS ainda sem solução para candidatos a cargo de presidente do partido não delegados ao congresso

 

Bissau, 07 Oct 21 (ANG) – O Partido da Renovação Social (PRS), declarou em comunicado que reitera a posição de defender a continuidade de concertação com todos os candidatos aos cargos de presidente e de secretário-geral do partido.

Em causa está o facto de alguns candidatos, não sendo membros da direcção do partido, condição que os daria, por inerência, o direito de serem delegados, e por não terem sido escolhidos pelas estruturas de base, não podem participar no congresso, em preparação.

 A declaração surge depois de várias reuniões sem consenso sobre a questão, entre a direcção interina do partido e os referidos candidatos.

Segundo o mesmo comunicado, a última reunião produziu entretanto um memorando de entendimento que determinou a retoma dos trabalhos preparativos do  VI Congresso Ordinário, caso o Estado de Calamidade não for renovado pelo governo.

“Em defesa dos interesses supremo do partido, e dos princípios de unidade e da coesão interna no seio da família dos renovadores, o referido memorando de entendimento político assenta, entre outros, na necessidade de se envidar esforços para a realização do VI Congresso do Partido, o mais rápido possivel”,refere o comunicado.

A direção interina do partido promoveu, sem efeito, vários encontros com os concorrentes ao cargo de presidente do partido para  se chegar à um consenso sobre o entrave imposto pelos estatutos do partido( artgo-58 alinea-b)  à candidatos à presidencia do PRS que, não sendo membros da direção do partido não podem, por inerência, participar no congresso.

Nestas condições, para terem assento como delegados os visados deveriam ser, previamente, designados delegados ao congresso pelas estruturas de base do partido.

O VI congresso do PRS estava previsto para decorrer em Setembro passado. Concorrem a presidencia do PRS 13 candidatos e dois para as funções de Secretário-geral do partido.

Dos candidatos presidenciais nove obtiveram da comissão preparatória do congresso uma aprovação provisória.ANG/LLA/ÂC//SG

Postado por ANG