Qualificação Mundial 2022: GUINÉ-BISSAU VAI JOGAR NOVAMENTE EM ESTÁDIO EMPRESTADO

A seleção de futebol da Guiné-Bissau vai jogar mais uma jornada da fase de qualificação para o Mundial 2022 longe do seu público, na sequência da interdição do Estádio Nacional 24 Setembro pela Confederação Africana de Futebol (CAF), devido à falta de condições do recinto.
Os “Djurtus” vão jogar a dupla jornada da fase de qualificação da zona africana para a competição frente a Marrocos, ou seja, na terceira e quarta jornada, respetivamente, em outubro próximo.
Os dois jogos vão ser realizados em Marrocos. Na terceira jornada, Marrocos recebe a Guiné-Bissau e na quarta jornada é a vez a Guiné-Bissau receber o Marrocos.
A informação foi divulgada hoje pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), em comunicado a que o Jornal O Democrata teve acesso.
“A FFGB vem pela presente levar ao conhecimento geral de que o jogo da quarta jornada do grupo I para o mundial de Qatar 2022 contra Marrocos vai ter lugar em Marrocos”, informou o órgão em comunicado.
No documento, o organismo informou que terá feito diligências para que o jogo contra Marrocos tivesse lugar noutro palco, mas tal não foi possível.
“A Mauritânia comunicou à federação a indisponibilidade do seu estádio que estará em obras. O Senegal também mostrou-se indisponível. Os estádios de outros países vizinhos estão sob sanções da FIFA/ CAF”, justificou a instituição liderada por Carlos Mendes Teixeira “Caíto”.
Inserida no grupo I, a seleção nacional iniciou a caminhada para o mundial do Qatar no Estádio Olímpico da Mauritânia.
O Estádio Nacional 24 de Setembro, o único no país com “condições” para acolher jogos oficiais, foi interditado, não podendo acolher jogos oficiais do calendário da FIFA devido à falta de condições.
A CAF decidiu aplicar à Guiné-Bissau uma sanção de interdição do uso do seu estádio para competições internacionais, devido ao incumprimento de algumas medidas.
A Guiné-Bissau lidera provisoriamente o grupo I com 4 pontos, fruto de um empate a uma bola frente à Guiné-Conacri e uma vitória por 4 a 2 contra o Sudão do Norte.
Por: Alison Cabral
Foto: Léon Gomis
Conosaba/odemocratagb