03 de Agosto/UNTG realiza marcha de solidariedade para  com os mártires de Pindjiguiti de 1959

Bissau, 02  Ago 21 (ANG) – O porta-voz da Comissão Organizadora da marcha de 03 Agosto da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG) disse que, o evento visa solidarizar-se com as pessoas que morreram durante o massacre de 1959, e que até hoje é motivo de luta da classe trabalhadora guineense , para a melhoria das condições de trabalho.

Malam Omi Injai disse que os marinheiros  de Pindjiguiti morreram mas que os seus filhos e netos passam hoje  pelas mesmas situações,  na altura causadas pelo colonialista português,  mais hoje causadas pelos  próprios cidadãos guineenses, que depois da independência continuam a massacrar cidadãos guineenses.

Disse que amanhã, dia 03 de Agosto,  vão depositar coroas de flores no Cais de Pindjiguiti, “para dizer  ao (falecido) tio Cumbito e  seus companheiros que morreram na luta, mas que ainda existem  motivos para se continuar a mesma luta”.

Para este responsável não é normal nos dias de hoje que haja no  país  alguém que receba cada mês acima de 54, 35 e 20 milhões de francos CFA.

Malam Injai disse que terça-feira vão se juntar numa única voz para pedir ao Presidente da República, da Assembleia Nacional Popular (ANP) e ao Primeiro- Ministro para se renunciarem publicamente dos subsídios que recebem por mês, tendo em conta a situação que o país atravessa no momento.

ʺHá bem pouco tempo, o Primeiro-ministro disse que o país pode ir para bancarota e um membro do seu governo contou que a divida publica se situa a  um nível insuportável de 79 por cento …. . Ele, enquanto cidadão guineense e pessoa que chefia o executivo pedimos-lhe  que renuncie, voluntariamente, do subsídio que recebe, porque é a contribuição de pobres cidadãos”, disse Injai..

Acrescenta  que os referidos subsidios milionários nunca existiram na história da Guiné-Bissau, e que foram criados em  2020 pelo  actual governo.

Segundo o dirigente sindical, a Guiné-Bissau é único País no mundo em que no momento da pandemia de coronavírus  foram introduzidos novos impostos para cidadãos pagar, criando vida insuportável à população. ANG/MI/ÂC//SG