Covid-19/  País regista mais 160 novos casos de infecções e 105 pessoas  recuperaram da doença

Bissau, 26 Jun 21 (ANG) – O país testou um total de 1,730 pessoas e 160 delas deram positivos para a Covid-19,e  105 individuos foram dados como recuperados da doença e registou-se um óbito.

Os novos dados sobre a pandemia foram esta segunda-feira revelados por Plácido Cardoso, Secretario Adjunto do Alto Comissariado para a covid-19.

Cardoso  que falava  na habitual conferência de imprensa semanal de  actualilização dos dados da covid-19 revelou que a Guiné-Bissau registou mais um óbito, totalizando agora 74 vitimas  mortais, num universo de 4.212 casos de infecção associadas à covid-19, num total de 79.243 testes realizados.

Disse que  94 dos 160 novos casos de infecção são do sexo feminino e 66 do sexo masculino.

Segudo Plácido Cardoso, 4,811 pessoas se recuperaram da doença, estando em activos 160 casos e mais quatro paciente foram hospitalizados, elevando o número de internados para 258 casos  no país.

De acordo com o Secretário Adjunto do Alto Comissariado, a covid-19 afectou mais homens de que  mulheres, sendo que 2,491 casos são do sexo masculino contra 1,721 de sexo feminino.

Conforme o Secretário do Alto Comissariado, as activdade de vigilância nos postos de entrada  no país continuam a ser feitas, relativamente ao rastreio e realização de teste rápido.

Entretando, Placido Cardoso relaciona o aumento de casos de infecção com a pauca adesão das pessoas à toma da vacina.

Disse ter notado que as pessoas se interessam em vacinar quando pretendem viajar devido as limitações que podem ter para a viagem, mas também que há aqueles que estão interesados sem estar nesssa situação.

 Cardoso reconheceu que  o número desejado de pessoas imunizadas ainda não foi alcançado. Pede que se tome a vacina e se cumpra as recomendações sanitárias de lavagem frequente das mãos, a observância de distanciamento físico recomendado, a toma dea vacina e uso de máscaras em meios públicos.

Placido Cardoso criticou a atitude de alguns técnicos de saúde que em vez encentivar as pessoas para tomarem a vacina estão a dismotivar, assim como também não estão a vacinar.

Anuncia para o mês de Agosto a imunização das populações das regiões que até então não tomaram a vacina, com a chegada de novas vacinas de Johnson&Johnson e chinopharma, entre outras .

Afimrou que a situação pandémica é preocupante na medida em que as infecções  registadas pasasaram a ser quase o dobro a cada semana que passa.

 “Na semana de 12 a 18, o país registou 105 casos e nesta semana registou-se 160 novas infecções pelo novo coronavírus”, sustentou o Secretário Adjunto da Alto Comissariado para a covid-19.

Acrescentou que nas três recentes semanas registaram-se três óbitos e que nesta uma vitima mortal, situação que considera de “preocupante” e que pede o redorar das medidas de prevenção.

Plácido Cardoso que as pessoas deixaram de usar máscaras e pede que se tome a vacina nos centros de saúde mais próximos das suas habitações, tanto para a primeira como para a segunda dose.

Plácido Cardoso exorta as pessoas integradas no  grupo risco(asmáticos, hipertensos ou diabéticos) para tomarem a vacina, devido as suas fragilidades .

Quanto aos jovens que continuam a aglomerar-se em festas públicas sem qualquer tipo de proteção, Placido Cardoso pede mudança de comportamento, porque há cada vez mais jovens a morrererem de Covid-19 pelo que devem respeitar as medidas de prevenção contra a Covid-19. ANG/LPG//SG