Comunicação Social/Ministro anuncia para breve chegada da empresa portuguesa Media Pro para levantamento das necessidades da TGB

Bissau, 14 jul 21 (ANG) – O  ministro da comunicação Social anunciou para breve a vinda ao país de uma empresa portuguesa para o levantamento das necessidades da Televisão da Guiné-Bissau, em termos de equipamentos e formação de quadros.

 Fernando Mendança falava hoje aos jornalistas em jeito de balanço da missão de serviço  de  uma semana que efectuou à Porturgal , onde se encontrou com  parceiros para um aventual  assinatura de acordo de parceiras.

Sobre o processo de transição da Televisão Nacional da Guiné-Bissau do sistema analógico para digital, informou que  na próxima semana chega ao país uma missão da empresa Media Pro, para fazer um levantamento dos materias necessarios para transição da TGB para uma tevlevisão digital e bem como na componente de formação do pessoal técnico.

O ministro defendeu a necessidade de se assegurar o funcionamento eficaz e contínuo da TGB, e qualificou de “ milagre” os trabalhos qua a  direcção técnica do órgão  têm estado a fazer para manter a estação televisiva em funcionamento.

Na mesma ocasião, Fernando Mendonça informou que é igualmente esperado  no país até o final deste mês  a vinda de uma equipa da Casa da Moeda  de Portugal, com o propósito de fazer o levantamento das necessidades em equipamentos na gráfica nacional, a  Inacep.

“O governo atribui a Inacep a responsabilidade de produzir documentos nacionais entre eles passaporte, belhete de Identidade e carta de condução, por isso assinei um acordo de parceria com a Casa da Moeda de Portugal para apoiar a Imprensa Nacional nesse sentido”, garantiu.

Segundo o ministro  Fernando Mendonça,  a Casa da Moeda irá apoiar a Inacep na formação do pessoal capaz de trabalhar nos novos equipamentos a serem adquiridos no quadro desse processo.

Instado a falar sobre a situação de falta de meios nos orgãos de comunicação social público, disse que após assumir as funções reuniu-se com todos os seus directores, que lhe apresentaramas suas agendas com problemas e perspectivas.

Disse que, para começar, a prioridade recaiu sobre a Televisão que precisa transitar-se do sistema analógico para o digital, aliás processo em que, segundo Mendonça a TGB  já vai atrasada em relação à outras estações televisivas da sub-região.

Interrogado sobre a situação dos funcionários dos mesmos orgãos, em situação de estagiários, que há muito tempo ficaram sem subsídios, Fernando Mendonça informou que essa situação pode ser ultrapassada, porque os seus processos já se encontram no Ministério da Função Pública para efeitos de regularização das suas situações.ANG/LPG/ÂC//SG