GUINÉ-BISSAU ULTRAPASSA OBJECTIVOS DA PERFORMANCE DO DESEMBOLSO DO BANCO MUNDIAL

A Representante Residente do Banco Mundial na Guiné-Bissau alerta que o país já atingiu o seu record em termos da performance do desembolso do Banco Mundial para a região Africa.
Segundo ainda a mesma responsável que falava, hoje, depois do encontro com o Presidente da Republica, a Guiné-Bissau ultrapassou o desembolso de 21.6% e esta acima do objectivo da organização.
Anne Lucie Lefebvre explica que nos anos passados, a Guiné-Bissau tinha uma situação estável e atingiu uma média de desembolso de 15 e 17%, e “é um dos melhores anos em termos de performance na Guiné-Bissau”.
“O nosso ano fiscal começa no dia 1 de Junho e acaba dia 30 de Junho e este ano a performance da Guiné-Bissau em termos de desembolso foi de 21.6% que é acima do objectivo do Banco Mundial para região Africa que é de 20%”, explica.
A nova Representante Residente do Banco Mundial, Anne Lucie, esteve na presidência para a sua apresentação oficial ao Presidente, Umaro Sissoco Embaló.
Ela aproveitou o encontro para falar também da aprovação de um novo projecto de apoio a luta contra Covid-19 com um valor de cinco milhões de dólares.
“Aproveitei o encontro para informar o Presidente da aprovação de novo projecto que é um projecto de apoio a luta contra o Covid-19 que é um projecto com um valor de cinco milhões de dólares que vai ajudar a Guiné-Bissau a comprar vacinas mais no âmbito da iniciativa Covax, mais também vai ajudar toda a parte logística da campanha de vacinação”, disse.
A representante disse ainda que informou o Presidente que, no âmbito da iniciativa de global para o apoio a educação a Guiné-Bissau, foi alocada um fundo especial de 2.6 milhões de dólares para complementar a operação na rede da educação.
“Esse fundo vai ajudar em três aspectos; o fortalecimento institucional no sector da educação, a melhoria da gestão dos recursos humanos no sector mas também a participação do cidadão inclusivo das famílias na gestão da escola”, elucida.
Questionado sobre a divida da Guiné-Bissau de 79% anunciada pelo ministro das finanças recentemente, a Representante do Banco Mundial, Anne Lucie, respondeu que estão em curso trabalhos em conjunto com o FMI para que a Guiné-Bissau possa melhorar a gestão da sua dívida.
“Nós estamos apoiando junto com os colegas de FMI a Guiné-Bissau para melhorar a gestão da divida inclusive na questão da transparência da performance, mas essa questão da gestão da divida não tem só a ver com o Banco Mundial”.
Ela disse que uma lista a maioria da divida são mais bilaterais mas “nós estamos apoiando no aspecto técnico para melhorar performance da gestão e transferência da divida aqui na Guiné-Bissau.
A divida económica da Guiné-Bissau suscita preocupações dos analistas e dos deputados da nação, isto é, depois do ministro das finanças explicar que o país estava com dificuldades financeiras.
Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto