Bissau, 12 Jul 21 (ANG) – o Sceretário adjunto do Alto Comissariado para a Covid-19, revelou esta segunda-feira que a Guiné-Bissau registou 66 novos casos de infecção, contra os 35 casos do período 28/06 à 04 de julho,que significa mais 31 infectados, e 34 pessoas foram dados como recuperadas.
Segundo, Plácido Cardoso, que falava na habitual conferência de imprensa de actualização de dados sobre a pandemia, com estes novos casos de infecção, o país conta agora com um total de 3.947 casos confirmados e 70 óbitos registados, sendo que um óbito foi regsitado na região de Biombo, num universo 23 amostras analisados e em que dois delas acusaram positivo.
Nessa semana, de acordo com Plácido Cardoso, 34 individuos foram declarados com recuperados, elevando assim o total acumulado para 3.632 recuperados, estando em activo 239 casos.
Cardoso disse que a taxa de letalidade situa na ordem 1,8 por cento, e que dos 66 novos casos de infecção, 37 são do sexo masculino contra 29 de sexo feminino.
Desde o surgimento dos primeiros caos da pandemia no país, a doença já infectou um total de 2.375 homens e 1.572 mulheres.
O Secretário-adjunto do Alto Comissariado para a Covid-19 confirmou que foram analisados 1.693 amostras entre as quais 66 deram positivos, sendo que 42 são dosector autónimo de Bissau, nove da região de Cacheu, cinco de Oio e as restantes regiões com 2 casos cada.
Durante esta semana, segundo Palcido Cardoso, as regiões de Bolama, Bijagós e Gabú não registaram casos positivos, apesar dos testes ali realizados.
Plácido Cardoso apela ao cumprimento das recomendações de distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e pratica de higienização frequente das mãos com água e sabão, para se evitar a propagação do novo coronavírus, porque o país já enfrenta a terceira vaga da doença .
O país conta agora com total acumulado de 3.947 de infecções, num universo de 75.548 amostras analisadas, 3.632 individuos foram declarados como recuperados, estando em activio 239 casos e 250 pessoas estão internados.
Segundo Pacido Cardoso a Guiné-Bissau recebe amanhã cerca de 24 mil doses de vacinão,uma doação do governo português.
ANG/MI/LPG//SG