No comunicado final: CEDEAO RECOMENDA FORMAÇÃO COMPLETA DA MESA DE PARLAMENTO E DO GOVERNO

3

 

A missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exortou no início da tarde desta terça-feira, 30 de abril de 2019, a partidos com o assento parlamentar a necessidade urgente de se concluir a formação da Mesa de Assembleia Nacional Popular, de acordo com os resultados exprimidos nas urnas.

No comunicado final lido na voz do presidente da Comissão da CEDEAO, o costa-marfinense Jean Claude Kass-Brou, a organização sub-regional encorajou igualmente a formação do novo executivo, depois da nomeação do Primeiro-ministro, com o intuito de fazer face aos desafios do desenvolvimento económico e social do país.

A missão sub-regional dirigida pelo ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros e igualmente Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, Geoffrey Onyeama, chegou a Bissau por volta das 11 horas e seguiu de imediato para o palácio da República e no palácio reuniu-se com Presidente da República, José Mário Vaz.

A missão está igualmente composta pelo presidente da Comissão da CEDEAO, Jean Claude Kass-Brou, Secretário-geral da Presidência da República da Guiné-Conacri, Naby Issuf Kiridi Bangura, representante da CEDEAO no país, Blaise Diplo e membros do Gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiro de Nigéria.

“A delegação ministerial considera que as divergências registadas são frequentes em todos os parlamentos, portanto é preciso encontrar soluções através do diálogo franco e construtivo entre atores”, lê-se no comunicado, que, entretanto, aconselhou os políticos a abdicarem-se das posições extremas e colocar em primeiro lugar o interesse da nação.

A missão ministerial exortou ainda às bancadas parlamentares para finalizarem, com a urgência, a composição da Mesa de Assembleia Nacional Popular, de acordo com os resultados exprimidos nas urnas pela população guineense.

No entanto, a delegação reitera a disponibilidade da CEDEAO em prosseguir com a parceria estabelecida com a Guiné-Bissau, como também dar o seu apoio ao governo que será formado nos próximos dias a fim de permitir o país sair da crise e reencontrar-se com a paz e o desenvolvimento.

Salienta-se que a nova crise política e parlamentar deve-se a composição da Mesa de Assembleia Nacional Popular, sobretudo com maior incidência na reprovação da candidatura do coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G 15), Braima Camará, ao posto do segundo vice-presidente do Parlament.

30/04/2019 / OdemocrataGB /

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.