Justiça/PGR abre investigação sobre alegadas tentativas para envenenamento do PM

Bissau 15 Jun 21 (ANG) – A Procuradoria-Geral da República(PGR) abriu uma investigação para se confirmar as alegadas tentativas de envenenamento do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, para que os autores do acto possam ser responsabilizados criminalmente.
A informação consta numa nota informativa do Gabinete de Comunicações e Relações Públicas da Procuradoria geral da República, com data de 14 de Junho, enviada à ANG.
 
“O Procurador-Geral da República deu instruções para abrir um processo-crime sobre o suposto envenenamento do actual primeiro-ministro de acordo com as informações que teve com base nos órgãos de informação do país e que foi revelado pelo jurista Marcelino Intupe”, refere a nota.
Segundo a nota da PGR, o jurista Marcelino Intupe terá afirmado recentemente no Programa Matinal “Aló Guiné”, da Rádio Bombolom FM que teve informações de que o Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam foi envenenado através do aparelho de ar condicionado do seu Gabinete por pessoas cujos nomes não revelou.
Por outro lado, a mesma nota dá conta de que a PGR guineense instituiu a Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau a abrir um processo crime sobre as supostas atribuições e vendas de passaportes diplomáticos da Guiné-Bissau em França, que foram denunciadas recentemente por órgãos de Comunicação Social e alguns cidadãos e diplomatas guineenses.
A notícia sobre venda ilegal de passaportes diplomáticos da Guiné-Bissau em França veiculada por órgãos de comunicação social francesa já provocara uma reação das autoridades guineenses no sentido de reconhecer que tais irregularidades ocorreram em 2017 e 2018, razão pela qual o actual governo lançou novas gamas de passaportes com melhores condições de segurança.
Conosaba/ANG/AALS/ÂC//SG