AUTORIDADES SENEGALESAS DETIVERAM COMANDANTE DA GUARDA NACIONAL DE BIGENE NA POSSE DE MOTORIZADA APREENDIDA “ILEGALMENTE” NA GUINÉ-BISSAU

Um comandante da Guarda Nacional da Guiné-Bissau que responde pelo nome de Malam Sanó, colocado em Bigene, norte do país, próxima a fronteira com o Senegal, foi flagrado a dirigir uma motorizada, em Senegal, alegadamente apreendida numa operação naquela zona norte.
Estas informações foram avançadas à Rádio Sol Mansi (RSM) por uma pessoa próxima à brigada da Guarda Nacional. O facto aconteceu esta semana, e a mesma fonte confidenciou que o comandante foi preso no território Senegalês depois de dias ter tomada à força a motorizada do cidadão estrangeiro.
De seguida, explica ainda a mesma fonte, o comandante guineense apoderou-se da referida motorizada e decidiu viajar para a república do Senegal, a poucos quilómetros de Bigene, de lá numa oficina o cidadão Senegalês teria reconhecido a motorizada e comunicou às autoridades Senegalesas que desencadearam uma operação que culminou com a recuperação da referida motorizada.
De seguida, adianta ainda a mesma fonte, as autoridades Senegalesas comunicaram os homólogos guineenses sobre o sucedido e no mesmo dia o comandante que exercia também outras funções na Guarda Nacional foi exonerado.
O caso de corrupção que envolveu o policial guineense e o cidadão Senegalês poderia ter criado situação desagradáveis entre as duas autoridades.
Uma informação que a RSM continua a tentar ouvir a reacção do Ministério do Interior.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto