PRESIDENTE DA REPÚBLICA PROMETE DIALOGAR COM SINDICATOS DO ENSINO

Com a chegada do fim do mês do Ramadão dar-se-á início à festa do “Eid Al Fitr”.
O presidente da República afirmou hoje (13) que “ninguém vai mais sequestrar o país”, isso numa clara alusão as constantes paralisações na função pública que afecta directamente o sistema do ensino do país.
Sissoco Embaló que falava após a reza de ramadão que efectuou na sua residência, confirmou que amanhã (14) vai-se reunir com os dois sindicatos dos professores e as organizações estudantis, remetendo para ministro das funções pública, a negociação com a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné, UNTG.
“ Amanhã ainda vou falar com SINAPROF, SINDEPROF, Associação dos alunos e dos pais e encarregados da educação, porque ninguém pode sequestrar mais este país. Há regras e tem que haver o entendimento e eu, enquanto o presidente da República, não vou permitir mais que alguém sequestre o país, porque aquilo que eu saiba, todos os meses, os funcionários [públicos] da Guiné-Bissau recebem os seus salários agora, é convém que elegemos a Guiné-Bissau em primeiro lugar e amanhã, eu penso que definitivamente, vamos encontrar uma solução”, garantiu.
Por outro lado, o chefe de estado disse esperar que o presente campanha de comercialização da castanha de caju seja melhor que do ano passado para poder animar a economia nacional
“ A minha mensagem para o dia de hoje é a de paz e perdão e aproximação entre os guineenses”, acrescentando que há muita coisa a fazer no país, (…) mas de qualquer das formas temos que trabalhar, sabemos que o país não tem meios, mas podemos fazer aquilo que dispomos e nessa altura, estamos na comercialização da castanha de caju e espero que este ano seja melhor que o ano passado para se poder fazer uma boa colheita e comercialização para animar um pouco a economia nacional”, manifestou.
Entretanto, o líder do MADEM-G15 Braima Camará pediu a paz, estabilidade e entendimento através de um diálogo franco e sincero entre todos os guineenses.
“ O mais importante para mim nesta data (de Ramadã) é tolerância, humildade, diálogo e aceitar as nossas divergências de ideias para que possamos construir um país assente na verdade, na democracia, na justiça e acima de tudo igualdade de oportunidades entre todos os guineenses para que possamos virar a página, mudar o rumo de acontecimento porque já deve ser hora da Guiné-Bissau para o positivo”, afirmou.
Devido, as restrições impostas pela covid-19, Sissoco Embaló efectuou a reza de ramadão na sua residência ao lado de alguns membros do governo.
Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto