Bufunfa!» França anuncia apoio orçamental à Guiné-Bissau no valor de 1,5 milhões de euros

A França anunciou hoje que vai disponibilizar à Guiné-Bissau um apoio orçamental de 1,5 milhões de euros para apoiar o setor social e o pagamento de salários aos funcionários públicos, anunciou o Ministério das Finanças guineense.
O anúncio da ajuda francesa foi feita ao ministro das Finanças guineense, João Fadiá, por Alexandre Pontier, diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) que se encontra de visita a Bissau.
Do montante, assinalou uma nota do Ministério das Finanças guineense, 1,3 milhões de euros será destinada para apoiar os setores da Educação, Saúde e Solidariedade Social, e 200 mil euros para o pagamento de salários de funcionários públicos.
O ministro das Finanças guineense e o diretor da AFD assinam na quarta-feira, em Bissau, o protocolo de desembolso formal da ajuda francesa.
De acordo com a nota do Ministério das Finanças, a ajuda francesa marca a retoma dos apoios bilaterais de Paris a Bissau, ajuda suspensa desde 1998 com o conflito político-militar que assolou a Guiné-Bissau na altura.
A mesma nota referiu que o Governo francês está assim a responder aos apelos do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, que pretende ver Paris a apoiar projetos de desenvolvimento do país.
Conosaba/Lusa