Cooperação/Missão Técnica das Alfândegas de Congo Brazaville estuda mecanismo de apoio ao congénere guineense

Bissau,19 Abr 21(ANG) – Uma missão técnica das Alfândegas de Congo Brazaville encontra-se no país para o levantamento das necessidades da sua congénere da Guiné-Bissau em termos de assistência informática, no âmbito da implementação do sistema Sidónia Word.

Em declarações à imprensa, após o encontro entre as delegações aduaneiras dos dois países, o Director-geral das Alfândegas da Guiné-Bissau, Doménico Sanca disse que os técnicos das Alfândegas do Congo Brazaville estão no país para apoiá-los na mudança do sistema informático do tipo Sidónia plus/plus para o mais avançado denominado Sidônia word.

Doménico Sanca afirmou que a deslocação ao país dos técnicos do Congo Brazaville ocorre no seguimento da visita que o Director-geral das Alfândegas daquele país e igualmente vice presidente da Organização Mundial das Alfândegas para Àfrica Central e Ocidental, efectuou recentemente a Guiné-Bissau.

“Como sabemos, o sistema informático hoje em dia é essencial para qualquer instituição sobretudo aquelas ligadas à recolha das receitas como a Direcção Geral das Alfândegas”, explicou.

Sanca disse que futuramente vão apostar nos sistemas informáticos evoluídos e que asseguram, de uma forma eficaz, a melhoria da performance em termos de arrecadação das receitas do Estado, através de interconexões de dados de todas as delegações aduaneiras ao nível de todo o território nacional e dos países vizinhos.

O Director-geral das Alfândegas sublinhou que o processo de transição do sistema sidônia plus/plus para o sidónia word é uma das medidas  estruturais que o Fundo Monetário Internacional(FMI) exige à Guiné-Bissau.

Aquele responsável informou que as Alfândegas da Guiné-Bissau trabalham com o sistema sidônia plus/plus desde  2011, ou seja há dez anos, acrescentando que, por isso estão a trabalhar para a implementação prática do novo sistema mais actualizado mediante as orientações do FMI.

A missão técnica da Administração Aduaneira do Congo Brazaville chefiada por Camille Pea Bongo irá permanecer no país durante seis  dias.ANG/ÂC//SG