REPRESENTANTE DO BOAD ANUNCIA PARA BREVE A REABILITAÇÃO DOS PORTOS DE BISSAU

0

O representante do Banco Oeste Africano do Desenvolvimento (BOAD), Pape Ndaye, anunciou para a breve a reabilitação dos portos de Bissau, de forma a dotá-lo de maior capacidade. O representante do BOAD fez este anúncio aos jornalistas, após uma audiência mantida na manhã desta quarta-feira, 24 de março de 2021, com o Chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló.

À saída da audiência, Pape Ndaye, explicou à imprensa que o encontro com o Presidente Embaló visou, entre outros assuntos, transmitir os votos de sucessos aos dirigentes guineenses como também fazê-lo o ponto da situação da cooperação entre aquela organização financeira da África Ocidental e o Estado da Guiné-Bissau.

“Falamos de uma forma geral sobre os engajamentos do BOAD em termos de diferentes projetos desenvolvidos no país. Foram diversos projetos a nível do setor público que o BOAD financiou e que permitem desenvolver atividades agrícolas, rurais bem como o setor das infraestruturas rodoviárias” contou, para de seguida acrescentar que na reunião conversou com o Chefe de Estado sobre a situação dos portos de Bissau, que segundo a sua explanação, será brevemente reabilitada.

“Falamos igualmente do setor privado. Aliás, como sabem o setor privado é o modelo do desenvolvimento. Por isso, o BOAD financiou vários projetos neste sentido e justamente para permitir o desenvolvimento do setor privado”, assegurou.

Ndaye recordou que tomou parte numa reunião na sexta-feira passada, com a Câmara do Comércio da Indústria, Agricultura e dos Serviços (CCIAS) da Guiné-Bissau, na qual identificaram-se sete projetos que o BOAD engajou-se a financiar.

Por: Epifânia Mendonça