Forças Armadas/Presidente da Republica anuncia negociações com a ONU para  levantamento de sanções impostas à alguns militares guineenses

Bissau, 24 fev 21 (ANG) – O Presidente da República anunciou hoje estar em negociações com  o Secretário-geral das Nações Unidas para possível levantamento das sanções impostas à alguns militares guineenses, na sequencia do golpe de Estado de Abril de 2012.

O anuncio do Chefe de Estado da Guiné-Bissau foi feito, durante a cerimonia de promoção e da posse dos oficiais militares recém nomeados para desempenhar  funções de chefias em alguns aquartelamentos.

O acto foi presenciado pelo Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, Ministro do Interior Botche Candé e o da Defesa Nacional Sandji Fati, do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas Biague Na Ntam e de outras individualidades convidadas .

 O Presidente da República promoveu  Joaquim Filinto Silva Ferreira de coronel à Major General, Mama Saliu Embaló à Brigadeiro general, o Coronel  Marcelino Alves Pereira, Samuel Fernandes, Saibo Camará , Dinis N´canha  promovidos à Brigadeiros Generais, e o Capitão de Mar e Guerra Vitorino Tegba à Comodoro, sendo este último empossado nas funções de vice-chefe de Estado-maior da Armada.

Os empossados comprometeram dedicar as suas inteligências ao serviço do povo, exercendo as funções para que foram nomeados com total fidelidade à Constituição da República e às leis em vigor no país.

A ocasião serviu para o Presidente Sissoco Embalo apelar aos militares no sentido de manterem as suas posições de não se interferir em questões políticas e reiterou o empenho do executivo em equipar as forças armadas.

Umaro Sissoco Embalo prometeu apoiar o novo Chefe de Estado-maior da Força Aérea na capacitação dos seus recursos humanos.ANG/LPG/ÂC//SG