Cabo Verde e GGuiné-Bissau vão assinar protocolo de acordo no domínio da média

Bissau 19 Jan 21 (ANG) – O Presidente do Conselho e Administração da Rádio Televisão de Cabo Verde afirmou hoje que os dois países vão assinar um protocolo na área da Comunicação Social.

Policarpo de Carvalho que se encontra no país no quadro da visita do Chefe de Estado cabo-verdiano disse que o acordo vai ser assinado entre os governos e um outro acordo com a Rádio e Televisão da Guiné-Bissau.

O Presidente do Conselho e Administração da Rádio Televisão de Cabo Verde  fez esta revelação  após uma visita à Agência de Notícias da Guiné(ANG) e ao Jornal Nô Pintcha, realizada após um encontro com o Secretário de Estado da Comunicação Social, Conco Turé, à que assistiram  os diretores-gerais dos quatro órgãos públicos de comunicação social e o Secretário-geral da Secretaria de Estado da Comunicação Social.

Policarpo disse que aproveitou a oportunidade para trocar expectativas com os colegas da Guiné-Bissau e conhecer um pouco da experiência da Rádio e Televisão do país  e deixar aqui aquilo que é a experiência da Rádio e Televisão de Cabo-Verde (RTC).

Instado a falar das possibilidades de cooperação entre os órgãos de comunicação social dos dois países, Policarpo  revelou  que acabaram de lançar uma académia RTC em Cabo-Verde que será um centro de referência avançada de formação na área de Comunicação Social para o mundo, pelo que espera receber os profissionais da Guiné-Bissau, com o objetivo de melhorar as suas performance.

“Acabamos de falar com o Secretário de Estado da Comunicação Social e estamos abertos para dar o nosso apoio à organização de todo o quadro jurídico, depois da assinatura do protocolo entre os dois Governos. Assim   poderemos ajudar na formatação do quadro jurídico para um modelo mais avançado “frisou Policarpo de Carvalho.

A RTC conta com mais de 300 trabalhadores e gere um orçamento de cerca de dois milhões de Euros.

O presidente Jorge Carlos Fonseca cumpre hoje o segundo dia de sua visita oficial de quatro dias à Guiné-Bissau. ANG/MSC/