Restos mortais do ex-presidente Nino Vieira serão transladados para Fortaleza de Amura

Bissau, 06 Nov 20 (ANG) – O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira o decreto relativo à transladação dos restos mortais do ex-Presidente da República João Bernardo Vieira do Cemitério Municipal de Bissau  para a Fortaleza de Amura, no próximo dia 16 de novembro.

A informação consta no Comunicado do Conselho de Ministros hoje enviado a redacção da Agência de Notícias da Guiné.

A  data de transladação de restos mortais de Nino Vieira vai coincidir com a celebração do dia das Forças Armadas guineenses, 16 de Novembro.

João Bernardo Vieira(Nino) foi assassinado em pleno exercício do mandato presidencial, em 2009, por um grupo de militares, na sua residência.

Na Amura, actual Estado-maior General das Forças Armadas se encontram o mausoléu de Amílcar Cabral , as sepulturas dos ex-presidentes Malam Bacai Sanhá e Kumba Yalá, dos heróis nacionais: Domingos Ramos, Osvaldo Vieira, Pansau na Isna,  Rui Djassi e Titina Sila

 Segundo o  comunicado, o Conselho de Ministros deliberou instituir uma comissão interministerial para a gestão da madeira estocada no interior do país e que aguarda drenagem, integrando os Ministérios do Ambiente, que preside, de Agricultura, das Finanças, do Interior e a Associação dos Madeireiros.

Aprovou também o projecto de Decreto relativo às radiocomunicações, e protelou, depois de apresentado, a análise e discussão do projecto de Decreto relativo aos Estatutos do Instituto Tecnológico para a Modernização Administrativa.

No capitulo de Informações Gerais, o ministro dos Recursos Naturais e Energia falou sobre os trabalhos preparativos da 46ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros da Organização para aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG) que, este ano decorre em Bissau de 04 à 08 de novembro corrente.

Ao dar abertura aos trabalhos, o Presidente da República evocou os fundamentos do Decreto presidencial que entre outros, instituiu a figura de Vice-primeiro-ministro na estrutura orgânica do Governo no âmbito da recente remodelação governamental.

Sublinhou o papel de relevo desempenhando pelo então ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares Mamadú Serifo Djaquité, que contribuiu para a afirmação e consolidação do  actual Governo.ANG/AALS/ÂC//SG