PR SISSOCO EXONERA JAQUITÉ E NOMEIA SOARES SAMBÚ PARA O CARGO DE VICE-PRIMEIRO-MINISTRO

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, exonorou através do decreto n°52/2020, esta terça-feira, 03 de novembro, Mamadu Serifo Jaquité do cargo do ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo, tendo nomeado para a referida função o Eng. Soares Sambú.

Sambú, dirigente do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM) foi nomeado por meio do decreto n°53/2020, passa agora a desempenhar a função do vice-primeiro, ministro da Presidência do Conselho de Ministro e Assuntos Parlamentar, Coordenador para Área Económica.

QUEM É O NOVO VICE-PRIMEIRO-MINISTRO?

Soares Sambú, engenheiro de formação. Ingressou na carreia política filiando-se ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na década de 1990. Chegou ao cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional Popular na segunda legislatura multi-partidária, em 1999. Ficou em exercício até 2002, quando o parlamento foi dissolvido. Foi o dirigente da campanha do PAIGC nas legislativas de março de 2004, em que o partido ganhou a maioria dos assentos; na sequência da eleição, tornou-se Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional.

Foi ministro dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente no governo de Martinho Ndafa Kabi, em 2007. Desempenhou também a função do ministro da Economia e da integração regional, em 2013. Em 2016, voltou a ocupar a pasta dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades. Foi ministro de Estado, presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares no governo liderado pelo atual presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló.

Deputado há quase 20 anos e sempre na lista do PAIGC e na última eleições legislativas foi eleito na lista do MADEM. Faz parte dos 15 deputados dissidentes do PAIGC e participou da criação do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM).

Nas eleições presidencias de 2019, foi diretor nacional da campanha do então candidato (Presidente) Úmaro Sissoco Embaló. Após a investidura de Embaló, Soares Sambú, foi um dos assessores principais do Chefe de Estado.

Por: Assana Sambú