Festa de independência: MINISTÉRIO DO INTERIOR COLOCA CERCA DE DOIS MIL EFETIVOS NAS RUAS

0

O Ministério do Interior vai colocar cerca de dois mil efetivos em Bissau para assegurar as celebrações do quadragésimo sétimo aniversário da independência da Guiné-Bissau.

O anúncio foi feito, esta segunda-feira, 21 de setembro de 2020, em conferência de imprensa, pelo Ministro do Interior, Botche Candé que assegurou que a sua instituição vai disponibilizar todas as suas forças para que a população e os convidados desfrutem de plena tranquilidade, durante as celebrações de quadragésimo sétimo aniversário da independência da Guiné-Bissau, em todo o território nacional.

Botche Cande avisou que, durante as comemorações, a corporação policial não vai permitir atos que ponham em causa a paz social.

“Só para a capital Bissau temos 2 mil homens disponíveis. Também temos homens em diferentes pontos de entrada nas zonas fronteiriças. Por isso, garanto-vos que o governo tem todas as condições para garantir a segurança, durante comemoração do dia da independência. Qualquer pessoa que pretenda infiltrar-se para comprometer a segurança da população e dos convidamos que vamos receber, vai ter uma resposta adequada, porque temos homens em todos os bairros, ruas principais e linhas fronteiras” avisou, sublinhando que a missão do Estado é garantir a segurança das pessoas e dos seus bens.

Botche Cande apelou aos guineenses a trabalharem para limpar a imagem negativa do país.

“A comemoração da independência não tem nada a ver com o partido A ou B. A Guiné-Bissau é que está em causa. É a Guiné-Bissau que estamos a lutar para limpar a sua imagem. Todo o cidadão que quer o bem do país deve sair à rua para receber os presidentes convidados para a celebração da independência, de forma a mostrá-los que existe paz, harmonia e entendimento no país” disse Botche Cande.

Por outro lado, Botche Cande explicou que serão respeitados o distanciamento social e o uso de máscaras. Neste particular, o ministério do interior informou que os elementos da força de ordem, que vão estar à entrada do estádio nacional 24 de Setembro, estarão munidos de máscaras para distribuir as pessoas que não as tiverem para que estas possam ter acesso ao interior do estádio.

Por: Tiago Seide