Retoma das aulas: CAAEP-GB DÁ QUARENTA E OITO HORAS AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA SE PRONUNCIAR SOBRE NOVA DATA

0

A Confederação das Associações dos Alunos das Escolas Públicas e Privadas de Guiné-Bissau (CAAEPP-GB) deu quarenta e oito (48) horas ao Ministério da Educação para se pronunciar sobre a nova data para a retoma das aulas nas escolas públicas e privadas identificadas e que reúnam as condições necessárias para fazê-lo.

A posição da organização estudantil guineense foi tornada pública esta segunda-feira, 13 de julho de 2020, por Alfa Úmaro Só, presidente da CAAEPP-GB. Aos jornalistas, Alfa Úmaro Só alertou que se o prazo não for cumprido, poderá acontecer algo indesejável dentro de quarenta, A organização exigiu, no entanto, a apresentação de novos justificativos e que os ministérios da Educação e da Saúde Pública produzam documentos claros sobre as regras sanitárias.

A Confederação das Associações dos Alunos das Escolas Públicas e Privadas de Guiné-Bissau (CAAEPP-GB) defendeu que o país reúne condições para a retoma das aulas, porque o Plano de Contingência para o Setor da Educação aprovado pelo governo recomenda dois alunos por carteira como a uma das condições.

Alfa Úmaro Só referiu que partir desta data, a sua organização vai desencadear uma campanha  de sensibilização que passará por todas as escolas, para comprovar que há condições para a retoma das aulas.

O responsável da classe estudantil explicou aos jornalistas que, quando tudo estava definido para esta segunda-feira, surpreendentemente na sexta-feira receberam um comunicado vindo do ministério de educação, do gabinete de relação públicas e cooperação, dando conta do adiamento da retoma para uma data a indicar. Segundo Alfa Úmaro Só, o ministério da Educação justificou a decisão com a insuficiência de salas de aulas, excesso de alunos para cada turma, falta de carteiras individuais, a insuficiência dos professores em caso da implementação da regra de distanciamento social e a falta de condições higiénico-sanitárias para o retorna das aulas presenciais nas escolas.

O ativista afirmou que todas as alegações avançadas pelo executivo não são suficientes para que o governo adie o processo da retoma das aulas, sob justificação de que não há condições para fazê-lo, e que todas as justificações não correspondem à verdade.

“O ministro da educação não podia adiar a retoma das aulas sem que, no entanto, tivesse marcado nova data” criticou, aconselhando que o executivo deve encarar a situação das escolas do país com muita responsabilidade e dar um justificativo claro, não alegar a falta de condições ou de carteiras”.

Por: Carolina Djemé

Fotos: C.D