Meteorologia/ Previsão Sazonal indica que as chuvas iniciam tarde e terminam em novembro na Guiné-Bissau

Bissau, 29 Mai 19 (ANG) – O Ponto Focal de Previsão Sazonal dos Serviços da Meteorologia Nacional disse hoje que, de acordo com os dados de previsão feita este mês, as chuvas vão iniciar no mês de Junho próximo e terminarão em Novembro, devido as alterações clímáticas.

A informação foi revelada hoje por Cherno Luís Mendes, em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG).

“Tínhamos dito que as chuvas deste ano iam iniciar muito cedo nas algumas localidades da Guiné-Bissau, mas, infelizmente não foi o caso, porque só tivemos chuvas em Abril, na zona Leste do país”, referiu.

Aquele responsável acrescentou que deixaram sempre claro de que os dados da previsão sazonal climática que apresentaram em Abril eram apenas provisórios, e que iriam ser actualizados a qualquer momento que as condições ocêanícas forem favoráveis.

 “Tínhamos previsto que na Guiné-Bissau ia chover de forma normal, mas com a tendência de chover muito, nos meses de Junho, Julho e Agosto.  Com essa actualização  de Maio vimos que a pluviometria será normal até  Setembro”, afirmou aquele responsável.

Cherno Luís Mendes disse que este ano o tempo será muito húmido e que por causa isso, haverá probabilidade de ocorrência de  fenómenos extremos, sobretudo com ventos fortes.

Questionado sobre o que provocou  a chuva na zona leste do país ,em Abril, respondeu que tal se deve a  questão de instabilidade que acontece na atmosfera.

Mendes garantiu que estarão sempre disponível para revelar qualquer actualização caso venha a ser necessário e que por isso, pede a colaboração dos jornalistas  na divulgação das actualizações. ANG/AALS/ÂC//SG