DG DA TGB NEGA EXISTÊNCIA DE  LISTA  DE FUNCIONÁRIOS IMPEDIDOS DE ENTRAR NA TELEVISÃO

O Director-geral da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), negou hoje a  existência de uma  lista com nomes de funcionários  impedidos de entrar na instituição, frisando que as informações postas a circular não correspondem minimamente a verdade.


Amadu DJamanca, em declarações  à ANG, disse que ninguém tem o direito de impedir alguém de estar ou entrar no seu local de trabalho, salientando que o país se encontra num momento de muito risco por causa do Covid-19, onde cada responsável de instituição é obrigado a primar pela segurança dos  funcionários.

Em entrevista concedida recentemente ao jornal Donos da Bola, o Presidente do Sindicato de Base da TGB, Tiago Domingos Gomes, disse desconhecer o despacho de nomeação de Amadu Jamanca nas funções de DG da TGB, com o qual está a tomar medidas e a ditar regras na única estação televisiva do país.

Aquele lider sindical afirmou ainda que entre as novas regras estabelecidas pelo novo DG da TGB, abrange suspensão temporária de 13 funcionários.

Jamanca frisou que é preciso disciplinar o fluxo de entrada nesta instituição ou seja deve se saber quem vai entrar, qual será o seu trabalho, como acontece em toda parte do mundo, salientando que, se outrora as pessoas entravam a calhar na TGB, hoje devem saber que existem regras para o efeito.

“Como é de conhecimento público, já se confirmou casos positivos de  coronavirus  entre os funcionários da TGB e é a nossa obrigação proteger os outros que ainda não contraíram a doença e fazer a Televisão funcionar porque neste período em que nos encontramos a única estação televisiva do país não pode parar. Isso significa que temos de manter seguro as pessoas que estão ali a trabalhar”,disse.

O DG da Televisão Nacional disse que a lista que foi fixada na entrada da estação é dos trabalhadores com contratos activos, acrescentando que, se alguém é estranha a esta instituição deve ter uma autorização prévia para ter acesso ao seu interior.

Disse que os funcionários que não foram escalados devem ficar em casa observando distanciamento social, adiantando que tudo tem a ver com a prevenção da pandemia que abalou o mundo.

Questionado sobre a posição do Sindicato de Base da TGB que numa entrevista ao site do Jornal Donos da Bola, que alega desconhecer a nomeação de Jamanca para o cargo de DG, Amadu Jamanca disse que este assunto já foi ultrapassado, salientando que o que houve foi um mal entendido.

“Nós fomos nomeados Presidente da Comissão de Gestão no dia 12 de Março de 2020, por um mês, o que já terminou no dia 12 de Abril e passados dois ou três dias fomos nomeados  Director-geral, por despacho de Secretário de Estado de Comunicação Social, com a data de 16 da Abril”, esclareceu.

Acrescentou  que, só que o Conselho de Ministros não se reuniu na altura por causa do Coronavírus e que o despacho foi afixado, tanto na Secretaria de Estado, como na vetrina da TGB.

Notabanca; 28.05.2020