Sociedade/Confronto por posse de terra resulta em um  morto em Suzana

 

Bissau,27 Mai. 20(ANG)

– Confronto entre  populares da tabanca de Elia e Arame, na Secção de Suzana, sector de São Domingos, região de Cacheu, resultou  em um morto, um desaparecido e sete feridos.

De acordo com o Jornal Donos da Bola, das sete pessoas feridas,  seis pertence a Tabanca de Elia e um de Arame.

O confronto se registou no passado dia 23 de maio, com versões diferentes relatadas ao  semanário.

Segundo o jornal, que cita uma fonte  da vila  de Arame , o cenário aconteceu na tarde de Sábado último (23) ,após os populares da tabanca de Elia terem dado  sinais  de ameaças, através de rituais tradicionais nas matas de Cassú, tendo depois concretizado tais ameaças com  ataques contra populares de Arame, quando estes  estavam num trabalho coletivo (preparação de terreno de cultivo de arroz –“Npampam”).

“De regresso após o ataque, os mesmos homens (agressores) de Elia, deram-se de frente  com os da tabanca de Arame que estavam nas suas hortas de cajueiros e os atacaram, o que levou os de Arame a reagir, atingindo seis homens de Elia, e um deles também foi atingido”, relatou  o reporter de Donos da Bola.

Conforme a versão dos populares de Elia, seus homens foram atacados de surpresa por indivíduos da tabanca de Arame, quando  estavam nas suas atividades diárias nas hortas de cajueiros, e eles, no momento, sem defesa decidiram fugir do local, e  quando voltaram para enfrentar os de Arame estes ja haviam se retirado do local,  mas deixando uma vítima mortal e um desaparecido entre populares de Elia.

Segundo o Jornal, as forças de segurança deslocaram para o local horas depois do acontecimento e os feridos foram transferidos para hospital setorial de São Domingos, e  já estão fora de perigo.

Segundo Donos da Bola, trata-se de um conflito que já dura há mais de vinte anos sem pronunciamento do tribunal sectorial de Bissorã, onde o processo sobre o assunto se encontra “engavetado”.

O fenómeno de confrontos armados entre aqueles populares, ressurgiu no mês de Março de 2019, quando a tabanca vizinha de Elia foi atingida pelas mudanças climáticas (inundação das águas salgadas), tendo recorrido a tabanca de Arame para encontrar  um espaço para abrigar as vítimas da calamidade natural.

Mais tarde. os populares da povoação de Elia vieram a reivindicar a pertença do espaço cedido alegando que, são os seus antepassados que praticavam o cultivo  ali, apresentando como prova as delimitações feitas na época colonial, uma exigência que não foi aceite pelos aramenses.

Desde Março de 2019 até a data presente já houve três mortos confirmados e dois desaparecidos, todos de tabanca de Elia.

No passado dia 14 de Maio foram registados dois mortos, sendo um no local e outro horas depois no hospital, num conflito pela posse de terra entre os populares  da povoação de Reino de Bijimita e de Cufongo no Setor de Quinhamel, Região de Biombo.ANG/Donos da Bola

Postado por ANG às 05:1