Covid-19: PRIMEIRO CASO DO CORONAVÍRUS REGISTADO NA REGIÃO DE BAFATÁ

O Coordenador do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES), Dionísio Cumba, disse esta sexta-feira, 22 de maio de 2020, que o primeiro caso do coronavírus foi registado ontem (quinta-feira) na aldeia de Geba, setor de Ganadu, região de Bafatá no leste da Guiné-Bissau.

O cirurgião pediátrico que também preside o Instituto Nacional de Saúde (INASA) informou, na apresentação do diário epidemiológico sobre a situação do Covid-19, que existe seis casos suspeito nas regiões leste do país, sendo cinco em Bafatá e um em Gabú.

“Este caso, o primeiro registado em Bafatá foi importado de Cacheu, uma mulher de 48 anos de idade, residente em Pelundo, que viajou para Geba, onde tem pomares de cajú”, contou.

De acordo com o boletim apresentado hoje, não se apresentou dados em termos das pessoas infetadas ou curadas, devido a falta de placas. O caso de Bafatá faz parte de novos casos registados ontem.

Cumba disse que registou-se um aumento de mais cinco casos novos cujas amostras foram  analisadas no estrangeiro, porque se trata de membros da força de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOMIB). Afirmou que esses números são anexados aos casos infetados na Guiné-Bissau, porque se encontram no país.

Informou que de acordo com os últimos dados atualizados ontem (quinta-feira), os casos das pessoas infetadas subiu de 1109 para 1114, dos quais, 42 foram recuperados, 06 óbitos e 1066 ativos. Enfatizou que 12 pessoas apresentam um quadro clínico grave.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M