COMISSÃO POLÍTICA DO PAIGC-CV EXORTA AO PR E CEDEAO DEVOLVER PODER AO PAIGC


“A COMISSÂO POLÍTICA DO PAIGC EM CABO VERDE”
ASSUNTO: Comunicado à imprensa
“Tendo em conta a situação politica e socioeconómica na Guiné-Bissau, a Comissão Política do PAIGC em Cabo Verde endereça a mensagem de conforto e apoio aos familiares das vítimas e doentes infetados pela COVID 19. Na sequência do comunicado da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), resultante da última cimeira extraordinária  desta organização em Abril deste ano, onde decidiu legitimar o candidato Umaro Sissoco Embalo, como vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro de 2019 na Guiné-Bissau.

Ainda, no mesmo comunicado, a CEDEAO deu um prazo ao autoproclamado presidente, General Umaro Sissoco Embaló, para formar um governo conforme os resultados das eleições legislativas de 10 de Março de 2019, ganhas pelo PAIGC.

 

Assim sendo, a Comissão Política do em PAIGC-CV, reuniu-se através de video-conferência no dia 17 de Maio do ano em curso, exortando ao General Sissoco Embaló e a CEDEAO, o cumprimento do setimo ponto do comunicado da última cimeira desta organização, ou seja, devolver o poder ao PAIGC, como vencedor das eleições legislativas de Março de 2019 até o dia 22 de Maio Segundo o comunicado emitido pela mesma organização.

 

Por ultimo, responsabilizar a CEDEAO e a Comunidade Internacional pelas implicações desastrosas que possam advir do atual abandono da tolerância zero aos golpes de estado e incoerência de algumas decisões, que não contribuem para a Consolidação da Paz e de Estado de Direito Democrático da Guiné-Bissau.”



Presidente da Comissão Politica em CV